Você já viu cinema com seu estômago? Certeza que sim, mas você pode ir além e aprender a fazer audiodescrição de filmes e degustar cinema por todos os sentidos. Esta é a proposta do Workshop “Audiodescrição para Degustar Cinema”, ministrado pelo cineasta e fotojornalista Eduardo Ricci no dia 4 de março de forma virtual, às 9h, e repete às 16h para uma nova turma.

Será 1h30 de muitas práticas audiodescrevendo filmes, com informações essenciais sobre a linguagem e a estética cinematográfica para aprender técnicas de narração de imagens. O workshop de audiodescrição nasceu das experiências criadas dentro da Sessão “Sem Olhar”, realizada no Festival Cineme-se da Experiência Audiovisual, desde 2006. O Festival foi criado em 2004 e chega a 13ª edição em novembro deste ano. Uma realização do Cineclube Lanterna Mágica e LabCine da Universidade Santa Cecília, com parceria da produtora Ricci Filmes.

>> INFOS GERAIS
. Palestrante: Eduardo Ricci (Cineasta e Fotojornalista)
. Data: 04 de março (quinta-feira) / Horário: 9h e 16h (turmas diferentes) / Duração: 1h30 / Local: Plataforma Zoom
. Inscrição: Tel.: 13 98230-4599 – E-mail: cinericci@yahoo.com.br
. Material Didático: Textos em PDF, Lista de dicas, Links de vídeos e filmes
. Comprovante de presença: Declaração em PDF

Como será?
– Recepção cine imersiva
– Contextos da audiodescrição na inclusão audiovisual em educação formal e informal
– Práticas audiodescritivas com filmes, objetos, imagens, sons, diálogos e músicas.
– Interação cine imersiva entre os participantes
– Dicas e referências

Como participar?
Para participar, basta enviar e-mail para cinericci@yahoo.com.br, com nome completo e um contato de whatsapp. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 1° de março.

Quem pode participar?
Todos os interessados em cinema, bem como educadores, cineastas, comunicadores, artistas em geral e estudantes do ensino médio e universitários. Maiores de 16 anos. Haverá declaração de participação.

Apresentado por Eduardo Ricci
Trabalha com cinema desde 1995, é jornalista e cineasta, já realizou cinco curtas-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordena o Cineclube Lanterna Mágica e o LabCine – Unisanta (Santos/SP) desde 1999, é diretor do Festival CINEME-SE da Experiência Audiovisual, criado em 2004. Também em 2004, deu início às ações da Ricci Filmes, sua produtora de experiência do cinema. Realiza, desde 2008, o ensaio cine fotográfico “Verticidades”, um recorte de esquinas em várias cidades nacionais e internacionais.