O Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), reinicia dia 22 de agosto, às 19h, na Sala Maurice Legeard de Cinema, o Ciclo “Para Sempre Cinema”. Desta vez celebrando os 120 anos de nascimento de Alfred Hitchcock e seus 100 anos de início no mundo do cinema. Considerado um dos mais influentes cineastas da história da sétima arte e conhecido como “Mestre do Suspense”, faleceu aos 90 anos em 1980, após realizar mais de 50 filmes ao longo de sua carreira. Entrada gratuita.

Haverá uma pré-sessão às 17h, com uma Live via facebook sobre “Cinema, Suspense e Afeto”, logo após as 17h30 começará uma rodada do jogo de tabuleiro “Mysterium” (parecido com o famoso jogo Detetive, só que mais lúdico e imersivo). O Cineclube convida os participantes a virem caracterizados como personagens de filme Noir (filmes policiais hollywoodianos realizados nos anos 40). Junto ao jogo, será servido um café preparado com técnica específica para dialogar com o filme a ser exibido e servido com sabores do suspense. Após o término do jogo, às 19h será exibido o filme “Quando Fala o Coração”, de Hitchcock (EUA, 1945). “A proposta é criar interações sensoriais do espectador com a linguagem e a estética do cinema, usando como base cafés especiais e jogos que dialogam com as obras exibidas”, explica Eduardo Ricci, cineasta e professor pesquisador responsável pelas ações do Cineclube e do LabCine – Unisanta.

O espectador poderá imergir no filme antes de assistir a ele pela primeira vez ou rever de uma forma mais expandida. Esta é uma atividade realizada a partir de estudos sobre narrativas imersivas e o afeto no cinema, desenvolvidos por professores e alunos integrantes do LabCine – Unisanta. Com apoio da Vídeo Paradiso e correalização da Ricci Filmes – Produtora da Experiência do Cinema. Mais informações nas redes sociais do Cineclube, e-mail cinelanternamagica@gmail.com ou telefone (13) 32027100 / ramal: 257.

Sinopse do filme: A Dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman) trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do Dr. Alexander Brulov (Michael Chekhov) pelo Dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar, o Dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro Dr. Edwards.

PROGRAMAÇÃO DO CICLO “PARA SEMPRE CINEMA”
>> Sessões harmonizadas com cafés especiais e sabores cocriativos, sempre das 17h às 21h30:

17h: Live Café Lanterna temática Cinema e ?????
17h30: Jogo imersivo “Mysterium”
19h: Exibição do filme “Quando Fala o Coração”

Filmes:
22/08 – “Quando Fala o Coração”, de Alfred Hitchcock