Pesquisa de alunos de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, Memória e Preservação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), será estudada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos – Condepasa. A iniciativa foi destaque do Jornal A Tribuna, desta sexta-feira, 24/8, na página A8.

Durante um encontro no dia 31/7, na Unisanta, entre os alunos e professores da disciplina de Patrimônio Imaterial e as Prefeituras da Baixada Santista, foram entregues Cartas de Intenção de registro de patrimônios imateriais pesquisados em toda a região, justamente para despertar o interesse dos órgãos de defesa do patrimônio e das secretarias de cultura das cidades, para manter a preservação desses bens identificados.

Em resposta a essa ação, o Condepasa decidiu analisar o conteúdo da pesquisa das alunas Beatriz Massoneto e Josefia Dessy, sobre o modo de fazer o bordado da Ilha da Madeira, pela União das Bordadeiras do Morro do São Bento, em Santos.

Em entrevista ao Jornal A Tribuna, a coordenadora do curso, Ana Kalassa, disse que a iniciativa pode ser um começo de uma boa parceria entre a Unisanta e o Poder Público. “Fornecemos ao órgão o auxílio necessário para o processo de verificação, com instrumentos de análise técnica que qualificam a solicitação de registro”, informou a coordenadora.

Confira a matéria completa com os bens imateriais da Baixada Santista, identificados pelos alunos do curso de Patrimônio Cultural, Memória e Preservação.