João Inácio, docente de Engenharia Eletrônica, publica livro sobre a história da fundação de Santos

300

O pesquisador, engenheiro, professor de Engenharia Eletrônica, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unisanta e historiador do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), Dr. João Inácio da Silva Filho, publicou, no dia 5 de julho de 2022, o livro “A história da fundação da cidade de Santos”, pela editora Comunnicar, como parte das comemorações do Bicentenário da Independência, abordando em quadrinhos os acontecimentos da história da fundação da cidade.

Neste trabalho, o professor achou ser esta uma maneira agradável de conhecer um pouco o que aconteceu com os antepassados de Santos, cumprindo, assim, a finalidade da História, que é conhecer o passado, para entender o presente e, assim, planejar o futuro. 

Durante a pesquisa, teve a preocupação de ligar os fatos apresentados nos quadrinhos a livros de renomados autores, sendo todos historiadores imparciais e criteriosos, relatando a verdade histórica dos acontecimentos. A maioria das ilustrações foram feitas diretamente no computador e outras, trabalhadas em acrílico sobre papel, fotografadas e retocadas posteriormente pelo computador. 

Nesses aproximadamente 500 quadrinhos, não houve a preocupação de narrar a vida de pessoas, mas apenas focalizar a narrativa dos principais acontecimentos ocorridos que trouxeram consequências diretas para a fundação da cidade de Santos. “A história de Santos é rica e interessante, marcando intensamente a formação do Brasil”, ressalta o historiador.

Com a obra, o pesquisador espera que os leitores adquiram conhecimento e, assim, se sintam estimulados a buscar informações mais aprofundadas e preservar o valioso patrimônio e documentos que ainda restam desse importante período da história da cidade e do país.

A obra na versão impressa se encontra à venda na livraria Realejo Livros no Gonzaga, em Santos, e na forma de e-book, em diversas plataformas digitais, tais como Amazon e Google Livros.