Na última quarta-feira (24), a Universidade Santa Cecília recebeu mais de 20 empresas de diversos segmentos para a 13.ª edição da Feira de Empregabilidade, evento anual da instituição, planejado para a geração de oportunidades e networking.

A feira reuniu cerca de 3 mil alunos e ex-alunos, público exclusivo do evento, no Ginásio Poliesportivo da Instituição. “É uma grande oportunidade para as empresas que sempre procuram a Unisanta em busca de profissionais qualificados que têm uma formação e um currículo diferenciado”, exalta Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta.

O evento retornou presencialmente neste ano, visto que a edição do ano passado foi realizada on-line devido à pandemia. “É a disposição de pessoas e jovens unirem-se para o mercado de trabalho que, graças a Deus, está se aquecendo pós-pandemia e buscando sobreviver com autonomia”, celebra Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Unisanta.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o contato direto com recrutadores é uma ótima opção para traçar metas em busca de uma boa colocação profissional.

Através dessa ação, a Universidade consegue encurtar o caminho do seu acadêmico para o mercado de trabalho, explica Rafael Pedrosa, diretor da Pós-Graduação e Relações com Empresas da Unisanta. Já para os alunos e para as empresas, a oportunidade é muito benéfica.

Ana Beatriz Alves Rodrigues, caloura no curso de Administração, se cadastrou em várias empresas presentes. “Eu gostei bastante, cada vaga é um diferencial bem grande e cada oportunidade é bem diferente. Tem muita opção”, diz.

“Aqui nós conseguimos mostrar a nossa bandeira e apresentar, talvez para pessoas que não conheçam, como funcionamos e mostrar que existe a possibilidade de ingressar na Marinha”, explica o Tenente Matheus Tavares Moura, da Marinha do Brasil.

“Para a Força Aérea Brasileira, foi uma oportunidade ímpar ter o contato com esses universitários e expor as formas de ingresso na FAB. Além de esclarecer as dúvidas sobre a carreira militar, o evento é uma excelente oportunidade para divulgar à população jovem da Baixada Santista a missão da FAB de controlar, defender e integrar os 22 milhões de km² de espaço aéreo brasileiro”, comenta o Aspirante a Oficial Hermógenes Alves dos Santos Júnior.

Também havia empresas que estavam participando do evento pela primeira vez, como a T2S Tecnologia. “A importância da feira é muito grande porque o mercado de TI está carente de profissionais, nós constantemente estamos buscando profissionais no ramo”, diz Ricardo Pupo Larguesa, sócio-diretor.

Além de informações, divulgação e cadastro de vagas de estágio, trainee e efetivas, os estudantes e egressos terão a oportunidade de entender como funciona o processo seletivo de cada instituição e assim desenvolver as competências e habilidades essenciais na busca da tão sonhada vaga.

Entre as empresas presentes estavam Sebrae, AMBEV, Leven Farmácia de Manipulação, ModalGR, Marka Organização Contábil, Brasil Terminal Portuário, Costa Brasil, Santos Brasil, SOC Digital, CIEE, Super Estágios, Usiminas, iPort Solutions, Branqs Automação, T2S Tecnologia, Nube, Birla Carbon, Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira, Eldorado Brasil e ainda: Marinha, Exército e Aeronáutica.

“A gente entende que a academia e a área de educação são grandes polos de inovação, principalmente nas mentes novas que acabam trazendo boas ideias para o desenvolvimento do nosso negócio. Dentro dessa troca, com os alunos, nós conseguimos trazer um pouco daquilo que temos para oferecer para o mercado e eles também podem trazer as suas expectativas de mercado para o desenvolvimento da sua carreira profissional”, explica Carlos Roberto dos Santos, coordenador de Recursos Humanos da BTP Brasil.

Nos stands espalhados pelo ginásio, as companhias participantes apresentaram seu material institucional, além de divulgar oportunidades e receber currículos.

“Temos vários profissionais que vieram da Unisanta, fizeram o processo de estágio e foram efetivados. Acreditamos muito na força do profissional que acabou de sair da faculdade e quer ouvir um monte de novidade, é muito importante para gente”, conta Damaris Varrese, analista de Marketing da empresa Birla Carbon, principal fabricante e fornecedor sustentável de aditivos de negro de fumo.