As ex-alunas Aline Benedito e Taisa Nobre Lira, graduadas pelo curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), realizam mostra de seu Trabalho Final de Curso (TFC) e promovem uma oficina multimídia, no SESC – Santos. A exposição começa no dia 09/03 e vai até o dia 01/04, na Sala da Internet Livre.
O TFC das alunas foi uma animação de nove minutos chamada “A Cartomante”, feita em Stop Motion. O filme conta a história de uma jovem cartomante, que, durante um dia normal de expediente, tem um sonho que a leva a uma viagem reflexiva sobre sua vida, como conta Aline “A Cartomante trás consigo a questão das grandes decisões sobre o rumo de nossas vidas, o rito de passagem, o fim de um ciclo. O medo nos faz hesitar diante do desafio desconhecido que muitas vezes pode nos trazer as melhores oportunidades. Só precisamos criar ousadia para arriscar.”, conclui.
O Stop Motion é uma técnica de animação feita quadro a quadro, onde geralmente os produtores montam bonecos e fotografam cena a cena, depois editam o filme incluindo falas e música. Esse tipo de animação é frequentemente visto nos cinemas, como, por exemplo, no filme “A Fuga das Galinhas”, “A Noiva Cadáver” e “O Fantástico Sr. Raposo”.
A mostra será feita na Sala da Internet Livre, no Sesc, onde estarão expostos os bonecos utilizados para fazer o filme “A Cartomante”. O público poderá assistir à animação no local.
Oficina – A partir do dia 16/3, as graduadas promovem uma oficina multimídia sobre a lenda brasileira “O Curupira”, para os interessados em aprender mais sobre a técnica Stop Motion. Ao todo serão seis aulas, duas por semana, às terças e quintas-feiras das 19h30 às 21h30.
Os alunos aprenderão a montar bonecos, fotografar e editar um curta em Stop Motion. Com um minuto de duração o curta contará a história da lenda. Para participar da Oficina é necessário ter uma máquina fotográfica e se inscrever. Serão ao todo 20 vagas, com valor simbólico para estudantes.
Segundo Aline, a idéia é fazer com que essa mostra e essa oficina prossigam para outras cidades. Em cada uma delas serão produzidas oficinas sobre outras lendas do folclore brasileiro.
O SESC fica localizado na Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida – Santos – SP. A exposição estará aberta de terça a sexta, das 15h às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Para mais informações ligue para: (13) 3278-9800 (SESC Santos).