O curso “Empreendendo com o Jovem”, para alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília em Santos, foi iniciado dia 24/3. Adaptação idealizada pelo coordenador e professor Ronaldo Fernandes do Vale Júnior, o projeto tem como objetivo estimular e preparar o jovem para o mercado de trabalho. O curso conta com sete módulos (dois dias para cada módulo), das 15h às 17h e é uma atividade extracurricular gratuita. A conclusão do curso tem previsão para o dia 29/9, quando cada aluno receberá seu certificado.

O primeiro dia – No primeiro dia de curso, módulo “Desenvolvimento Comportamental”, os alunos foram incentivados a desenvolver a comunicação, interagindo com os demais participantes por meio de atividade dinâmica, vídeo e aula teórica.

A tarde começou com uma breve apresentação e diretrizes do projeto pela diretora do Colégio, Marilisa Grottone e pelo coordenador do projeto Ronaldo Fernandes do Vale Júnior.

Em seguida, os professores responsáveis pelo primeiro módulo ministrado, a professora Andréa de Oliveira Sá, junto com os professores Allan da Silva e Emerson Lima, realizaram uma dinâmica de grupo. Os alunos tinham que escrever em um pedaço de papel três qualidades suas e três defeitos. Escritos os papéis, cada aluno recebeu uma bexiga, onde colocou o seu papel e encheu-a. A dinâmica era a seguinte: jogar o balão para cima, pegar um balão aleatório, estourá-lo e descobrir de quem era as características descritas. Fazer com que eles se identificassem e conseguissem encontrar estratégias para descobrir quem era o dono do papel.

Após um breve intervalo, os alunos prosseguiram com a aula assistindo a um vídeo e tendo explicações teóricas sobre o módulo ministrado. Por fim, a lição de casa que ficou registrada foi: “A gente não consegue trabalhar com o outro sem se conhecer. Lição de casa: (refletir) sobre fragilidades e qualidades”, explica a professora Andréa aos alunos.

Objetivo do curso – Segundo o coordenador, o principal alvo desse curso para os alunos do 3º ano é “Formar um jovem que tenha coragem de abrir o seu negócio, que tenha vontade de empreender, vontade de vencer, que ele tenha criatividade, que seja um líder nato. Esse é o nosso objetivo principal: desenvolver isso em cada aluno”.

“Acho que esse projeto é algo surpreendente, algo que tem a acrescentar muito para esse aluno do 3º ano (…)” comenta a professora Andréa de Sá e completa: “É uma coisa inédita na Baixada Santista, estar trabalhando com o Ensino Médio dessa forma, o contato é algo muito importante, a vivência é essencial, primordial para a construção deles”.

“Nós temos o intuito de continuar o projeto, estender a outras séries do Colégio e futuramente implantá-lo como disciplina na grade curricular”, diz Ronaldo Fernandes.

O projeto contará com sete módulos de duas aulas cada: Desenvolvimento comportamental; O empreendedor; Ciclo de vida das empresas; Marketing;
O ambiente empresarial; Planejamento de negócios e Finanças e Tributos.

O curso está sendo ministrado pelos professores do Colégio: Allan Silva, Andréa Sá, Emerson Correa, Marcelo Cardoso, Michele Faniou, Rita Lourenço e Roberto. Eles foram devidamente certificados pelo SEBRAE (formação de Jovens Empreendedores) em janeiro deste ano na Unisanta, pelo programa SEBRAE no Campus. As aulas foram realizadas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE – SP).

As aulas, para os jovens, estão sendo ministradas às quartas-feiras, no Anfiteatro I do bloco D do Colégio Santa Cecília.