Encontro homenageia Pagu

A exposição Viva Pagu, baseada na obra da escritora Lúcia Teixeira, é atração no Teatro Procópio Ferreira, em Guarujá, de 2 a 4 de novembro, quando acontece o II Encontro Nacional de Literatura Mulherio das Letras.  O evento receberá escritoras do Brasil inteiro e homenageará Patrícia Galvão, a Pagu,  no Teatro Procópio Ferreira.

Na abertura do Encontro, dia 2, às 15 horas, será apresentado o vídeo de Lúcia Teixeira sobre Pagu, denominado ” Não passou em brancas nuvens”. No filme e na exposição, Lúcia mostra a vida e a obra de Patrícia Galvão.

“Vamos celebrar a cultura, como espaço de transformação. Pagu, incansável na busca por conhecimento, na atuação de vanguarda na literatura, no jornalismo, na cultura e nos costumes sociais, instigante e polêmica, é resgatada em imagens e textos belos e fortes, como foi a sua vida. Com sua mensagem corajosa, mostra muito da nossa região, do Brasil e de cada um de nós. Receber todas essas mulheres nesse grande encontro literário será mais um grande momento de afirmação das liberdades”, explica a biógrafa de Pagu, Lúcia Teixeira.

Lúcia Teixeira, além de escritora, é presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e do Centro Pagu Unisanta. O acervo de Lúcia mantém cerca de três mil documentos catalogados e digitalizados sobre a vida e a obra de Patrícia Galvão. Aberto à pesquisa e à comunidade, incentiva a produção de conhecimento e o diálogo sobre a realidade brasileira.

2018 celebra também trinta anos desde a primeira publicação de Lúcia sobre Pagu. São obras que foram indicadas ao Prêmio Jabuti, o mais importante na Literatura brasileira, além de serem motivação para teses, livros, filmes, peças e outras produções culturais e científicas. Entre suas obras, os livros “Pagu- Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo”, ao qual se seguiram “Croquis de Pagu” e “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão”, além de outras publicações e realizações culturais.

Abertura da Exposição

A partir do dia 2/11 às 14h, no Teatro Procópio Ferreira (av. D.Pedro I, 350, Enseada) o evento tem uma grande programação de abertura. A mostra pode ser vista até 4 de novembro, das 9h às 20h.

Programação Mulherio das Letras II Encontro Nacional – Guarujá 2018

Dia 02 de Novembro

14h – Recepção – Teatro Municipal Procópio Ferreira (Av. dom Pedro I, 350, Enseada, Guarujá).

Exposição sobre Pagu – Acervo Lúcia Teixeira/Centro de Estudos Pagu-Unisanta

15h às 16h – Quem é Pagu? Mesa com Dra. Betty Vidigal e Dra. Lúcia Teixeira, com exibição do vídeo “Não passou em brancas nuvens”, de Lúcia Teixeira. Mediação de Sophia Castellano.