Pagu, como ficou conhecida Patrícia Galvão, é lembrada em uma exposição que ocupa o Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95 – Centro) desde o dia 18 de julho. Devido ao seu grande sucesso, a mostra que integra a programação do projeto Viva Pagu foi prorrogada até o dia 1º de agosto. Ainda em agosto, a cidade receberá a exposição Viva Pagu, atualmente em cartaz na Casa das Rosas, na capital, e terá também o lançamento da fotobiografia da musa do Modernismo que completaria 100 anos em 2010.

Intitulada “Santos e Pagu”, a exposição relaciona a obra e a vida de Pagu com histórias vividas por ela na cidade. Para remontar os passos da libertária, a curadora da mostra e presidenteda Universidade Santa Cecília,Lúcia Maria Teixeira Furlani reuniu fotos, imagens e documentos inéditos.

Desde 1998, a professora Lúcia Maria pesquisa sobre a vida da musa do Modernismo. Lúcia é autora de livros sobre a Pagu e fundadora do Centro Pagu Unisanta que reúne um grande acervo sobre a personagem. Ao lado do filho de Pagu, Geraldo Galvão Ferraz, escreveu o livro “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão” co-editado pela Editora Unisanta e pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e que será lançado em Santos no dia 19 de agosto, a partir das 19h, no Bloco E da Unisanta.

Nessa mostra, o público poderá conhecer os vários lados dessa mulher que agitou a vida cultural de Santos: “Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, será apresentada em seus vários e apaixonados momentos: musa da 3ª geração do Modernismo brasileiro, política militante, dissidente política, jornalista, romancista, desenhista e poetisa, incentivadora da Cultura, mulher precursora. As várias personas de Pagu, inovadoras e transgressoras, como ponto de ruptura e de vanguarda na cultura brasileira, podem servir de travessia para a descoberta de diferentes paixões e do que faz a vida valer a pena”, comenta Lúcia. Compõem ainda a exposição obras de artistas santistas convidados por Lúcia Maria Teixeira Furlani e pelo artista plástico Gilson de Mello Barros, reunidas sob o tema “Olhos de Fazer Doer. O Sagrado Oculto”.

A exposição Santos e Pagu é uma realização da Unisanta e do Museu do Café. O Museu do Café é uma Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura. Seu horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9h às 17h e aos domingos entre 10h e 17h, sempre com funcionamento da bilheteria até 16h15. Os ingressos para visitação custam R$ 5. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.

Exposição Santos e Pagu
Local: Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95
Data: em cartaz até 1 de agosto
Horários: Seg. a Sáb. das 9h às 17h e Dom. das 10h às 17h // Bilheteria aberta até às 16h15

Ingresso: R$ 5,00 – Estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meiaMais informações pelo site www.pagu.com.br ou pelo twitter www.twitter.com/100anosdepagu
Mais informações à Imprensa: Lu Fernandes Comunicação e Imprensa, com Leonardo Neto (Leonardo@lufernandes.com.br) ou Ivani Cardoso (ivanicardoso@lufernandes.com.br), pelo telefone 11 3814-4600.