O Projeto Remangue, uma parceria entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e o SESTSENAT, realizará uma oficina de Biologia Marinha durante a programação do evento Transporte e Cidadania, do SESTSENAT – São Vicente, no próximo domingo (25/07), das 10 às 17 horas. O coordenador do projeto e professor da Unisanta, Dr. Fábio Giordano, o biólogo Herbert Santo de Lima e alunos do curso de Biologia Marinha da Universidade participarão da oficina e desenvolverão atividade na estufa do projeto.

Transporte e Cidadania – O SESTSENAT realiza, de 20 a 27 de julho, em suas unidades em todo o Brasil, o evento Transporte e Cidadania, com atividades de esporte, lazer, cultura, recreação, educação para a saúde, ações cívicas e de atendimento ao cidadão. O Transporte e Cidadania, em sua oitava edição consecutiva, é uma homenagem ao Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho.

O evento tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional dos trabalhadores do setor de transporte e seus familiares, especialmente os motoristas, com enfoque na construção coletiva da cidadania.

O Transporte e Cidadania tem na programação atividades esportivas e de recreação, como torneios de futebol, natação, vôlei, handebol, basquete, pebolim, xadrez, dama, tênis de mesa, dominó e sinuca, aulas de aeróbica, hidroginástica, apresentação de capoeira e de lutas marciais, entre outras ações. Conta ainda com atividades de lazer e cultura como oficinas de artes, apresentações artísticas e exposições de fotografias.

O projeto contempla também ações de saúde, como exames de prevenção de câncer de colo de útero e de mama, medição da pressão arterial, orientações sobre higiene bucal com aplicação de flúor, aplicação de vacinas, teste de glicemia, exames odontológicos e oftalmológicos e informações sobre alimentação saudável, entre outras iniciativas.

O programa oferece também palestras sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), depressão, distúrbios do sono, álcool, drogas e tabagismo, prevenção de acidentes, ao câncer de mama e orientações sobre saúde da mulher.

Nas Unidades do SESTSENAT estão programadas também atividades cívicas e de prestação de serviços, como emissões de certidão de nascimento, carteira de trabalho e título eleitoral, informações sobre conservação do meio ambiente, Justiça Volante, orientação jurídica à família e sobre direitos do consumidor, palestras sobre leis de trânsito e Previdência Social, entre outros serviços.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) mantém ações regulares visando o engajamento do setor transportador no desenvolvimento social e no crescimento da cidadania, por meio das atividades promovidas nas Unidades do SESTSENAT. No ano passado, o programa Transporte e Cidadania atendeu, nas atividades desenvolvidas em todas as Unidades do SESTSENAT no País, aproximadamente 182 mil pessoas, entres trabalhadores em transporte, seus familiares e gente das comunidades. (Fonte: www.sestsenat.org.br)