A nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela Cunha, de 18 anos, brilhou na prova de 5 km do Mundial de Maratonas Aquáticas, em Roberval, no Canadá, na manhã desta terça-feira (20). Depois de ter obtido o sexto lugar nos 10 km, ela conquistou sua primeira medalha em Mundiais, ao chegar em terceiro lugar. A medalha de bronze de Ana é o segundo melhor resultado da história das maratonas aquáticas do Brasil, atrás do duplo vice-campeonato de Poliana – nos 5 km e 10 km – no Mundial de Nápoles/2006.

Ana Marcela percorreu a distância em 1h02m02s688, centésimos à frente de Poliana e da norte-americana Christine Jennings, empatadas na quarta colocação, ambas com 1h02min02s788. Para ver a disputa que houve nesta chegada, basta conferir os tempos das duas primeiras. O ouro foi para a americana Eva Fabian, a mesma que foi desclassificada dos 10km junto com Poliana, 1h02m00s988. A prata ficou com a italiana Giorgia Consiglio (1h02m01s088), que repete assim o vice-campeonato dos 10 quilômetros, no sábado passado.

Antes de saber o resultado definitivo, visto que foi necessária uma reunião dos árbitros para ver o filme da chegada das atletas, Ana estava em forte expectativa, juntando as mãos como se rezasse: “Medalha seria bom demais. Só tenho dúvida se cheguei em terceiro ou quarto lugar pois foi na batida de mão. De qualquer forma já será o meu melhor resultado, mas quero muito uma medalha. Segurei um pouco na primeira volta em que fiquei em 7ª, pois não queria levar pancada no bolo. E fui apertando aos poucos. No final, estava encaixotada entre duas atletas e cansada, mas resolvi dar um “sprint” assim mesmo, sem me preocupar em sair do bolo”, afirmou a nadadora.

Ana gostou da temperatura da água, 19 graus, recusando o cobertor dado ao fim da prova. O melhor resultado de Ana em Mundiais até então havia sido na prova dos 10km realizada sábado (17/07) quando terminou na 6ª colocação, posição confirmada hoje, com a decisão do Júri de Apelação de que a australiana Melissa Gorman não foi desclassificada e retomou assim sua medalha de bronze.

CIRCUITO MUNDIAL – Ainda em Roberval, Ana Marcela disputa agora no próximo domingo (25), a prova do Circuito Mundial dos 10km, que lidera com 52 pontos e no qual Poliana foi campeã em 2009. Samuel Bona, Filipe Alcântara e Allan do Carmo também competem. Poliana viaja nesta quarta (21/7) de volta ao Brasil. Ana Marcela, a princípio, chega a São Paulo, às 12h10, na próxima terça-feira (27/7), no vôo Gol 1996. (C/Assessoria de Imprensa CBDA)