A designer gráfico e professora da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Márcia Okida, completa 20 anos de carreira neste ano. Para marcar a data, será realizada a exposição “20 Anos de Arte e Design”, com mais de 120 trabalhos, de 9 e 31 de agosto, no Espaço Cultural UNISANTA, Rua Lobo Viana, 67 ou Rua Oswaldo Cruz, 277.

O espaço contará com cartazes, logotipos, livros, folders e outros impressos, além de uma instalação sobre sinestesia das cores, vídeos e performances artísticas.

A exposição terá também a participação de artistas, profissionais e parceiros convidados. Às terças e quintas, sempre as 20h30, haverá apresentações artísticas e musicais, além de performances. Entre os convidados estão o Clube do Choro, Chorinho do Grupo 5 Companheiros, Beatriz França, Ale Morales, Márcia Okida, TEP-UNISANTA, TESCOM, Clube de Poetas do Litoral, Projeto Poesia TV e Grupo DNA.

O evento estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 9 às 12h.

Imprensa – No dia 8 de agosto, às 20 horas, haverá vernissage exclusiva para convidados e imprensa, com apresentação teatral da cena “O Instante Material da Cor”, com o grupo DNA, além de violão e voz com Ale Morales e Márcia Okida.

Currículo – Márcia Okida é formada em design gráfico pela UNISANTA, e atua nas áreas de desenho, arte e design há mais de 20 anos. Possui cursos nas áreas de paisagismo, decoração de interiores, cinema e TV, desenho publicitário e linguagem subliminar.

O estilo de Márcia é inspirado na linguagem simbólica, no estilo oriental e tem como fonte de inspiração a leveza e o minimalismo gráfico do designer Ikko Tanaka e a ferocidade do simbolismo cromático do pintor Van Gogh.

“O minimalismo gráfico e a força das cores são a alma do meu trabalho. O Design gráfico é para mim a busca pela excelência visual que une simplicidade, beleza e simbolismo à perfeita comunicação com o público”, define Okida sobre o seu trabalho.

Iniciou sua carreira lecionando desenho artístico e publicitário e trabalhando como autônoma na área gráfica. Em seguida, atuou como desenhista de decoração por quatro anos. Com a experiência adquirida, foi sócia proprietária da Matiz Comunicação, exercendo a direção de arte e responsável pelos projetos editoriais, livros, revistas e jornais. É professora da UNISANTA desde 1996 onde leciona planejamento visual no curso de Jornalismo.

Márcia é especialista no estudo de sinestesia das cores e proferiu inúmeras palestras sobre este e outros temas como design gráfico, tipografia, linguagem estética do cinema e linguagem subliminar do design em diversas cidades e universidades, como em Goiânia, Florianópolis e São Paulo, além de entrevistas e artigos em jornais como Correio Brazilense, Diário Popular, A Tribuna, Revista Superinteressante, Gallery Style, sites especializados em Design Gráfico, Cor e Arte, TVs nacionais e regionais e programas de rádio.
Em paralelo às aulas na universidade, Márcia profere cursos de Linguagem Gráfica e Estética do Cinema; Cartazismo, Linguagem Construtiva e Criativa do Design, Linguagem das Cores e Criação Gráfica para Teatro e Cinema.

Há nove anos é diretora de arte (cenografia, figurino e design) e atriz do grupo amador de teatro DNA. Também é designer gráfico do Teatro Experimental de Pesquisas da UNISANTA (TEP-UNISANTA), coordenado por Gilson de Melo Barros, desde 1999.
A veia artística ainda inclui o canto. Márcia participa há quatro anos no projeto universitário Santa in Concert, interpretando músicas populares brasileiras. É fundadora e vocalista há dois anos do grupo musical D.N.Arte.

Atualmente é produtora e apresentadora do programa Semeando Cultura e diretora de produção do Saúde e Equilíbrio, ambos da Rádio Social Clube, programa diário transmitido pela Rádio Atlântica de Santos. Márcia é responsável pelo planejamento do curso Multimeios: Design Gráfico, Videodigital e Webdesign, oferecido pela UNISANTA para 2007.