Expedição cine fotográfica descobre afetos entre faróis e naufrágios na orla de Santos

147

Sair para caçar imagens e sensações ao pôr do sol, num jardim à beira-mar entre faróis e naufrágios, este é um convite lúdico para amantes da fotografia e do cinema conhecerem a cidade oceânica que é Santos. Muito além de seu Porto, viver à beira-mar traz mitos e mistérios que alimentam o tempo que passa junto da brisa da baía tranquila e seu horizonte cheio de navios, histórias, desejos e saudades. A expedição é uma oficina ao ar livre de práticas sobre fotografia urbana, de natureza e dinâmicas sensoriais sobre o afeto urbano, com instruções do fotojornalista e cineasta Eduardo Ricci. Acontecerá em 10 de junho, das 15h30 às 18h30, com valor de investimento de R$ 48,00,  e a inscrição pode ser feita no link: https://forms.gle/rgPMHg9RFDhDd2eF8 ou por whatsapp 13 98230-4599. Com vagas limitadas e envio de material didático após a prática. Em caso de chuva, a programação será adiada para uma nova data próxima. Uma deliciosa chance de repaginar nossas memórias afetivas e construir novos futuros com esse presente. Então, mergulhe-se!

A Expedição Cine Fotográfica “Entre Faróis e Naufrágios” é uma realização da Ricci Filmes – Produtora de Experiências do Cinema e tem apoio cultural do Cineclube Lanterna Mágica, LabCine – Unisanta e Vídeo Paradiso.

Como será?

Esta é uma expedição de descobertas culturais e sensoriais, movida com muitas memórias afetivas. Durante 3 horas, os participantes fotografarão a cidade à beira-mar, com um olhar muito além daquilo que vê e toca. Todos irão imergir, a partir da experiência urbana e oceânica, mas também em cenas de filmes de cineastas que usam a cidade e o mar como personagem em seus filmes.

Partiremos do Canal 6 junto ao seu icônico farol e do naufrágio do navio “Recreio”, e em seguida a expedição fará algumas paradas cine fotográficas imersivas para apreender o jogo de luzes e sombras e as belas composições possíveis entre o jardim, a praia, o mar e seu horizonte. Serão momentos de muita imersão entre a luz do farol e as sombras dos naufrágios dessa cidade atlântica, porto de nossas memórias. A expedição também passará pelo naufrágio do navio fantasma “Kestrel”, onde terá uma cine imersão e experiência com realidade aumentada e foto em 360°. Durante o percurso, prédios históricos, como o Escolástica Rosa e a Pinacoteca, serão destacados nos registros fotográficos sobre a cidade como paisagem à beira-mar. A expedição terminará junto ao farol do Canal 4, próximo à Gibiteca, no jardim secreto à beira de nossas lembranças mais saborosas.

Esta é uma ação cultural formativa voltada para todas e todos que queiram trocar afetos com o espaço urbano a partir da fotografia e de suas memórias cine afetivas. Esta ação cultural também faz parte dos estudos e pesquisas para a criação do Mapa Cine Afetivo de Santos.

PROGRAMA

Ponto de Partida (C6): Naufrágio Recreio

  • Práticas em Fotografia Urbana e de Natureza
  • Foto composição no pôr do sol
  • Recortes do real e imaginário no maior jardim de orla do mundo
  • Os canais fotogênicos da cidade
  • Prédios Históricos na paisagem
  • Cotidiano sabático na Fonte do Sapo
  • Pontos Cine Foto Imersivos no jardim e à beira-mar
  • Parada Cine Imersiva (C5): Naufrágio Kestrel
  • Realidade aumentada e foto 360°
  • Faróis no horizonte
  • Mitos e mistérios à beira-mar
  • Santos, cidade porto e atlântica

Ponto de Chegada: Farol (C4)

                 

Práticas sobre os temas abordados

  • Da ideia à criação imersiva da fotografia urbana e de natureza
  • Fotografar com o celular e seus App’s
  • Compor imagens com a luz e as formas
  • A Imagem, Cidade e o Mar, com seus Sabores, Saberes e Aromas
  • Fotografar o instante cinematográfico no cotidiano à beira-mar
  • Equipamentos e acessórios
  • Trocas de impressões no final da Expedição Cine Fotográfica

Quem pode participar?

Apaixonados por fotografia amadora ou profissional, cinema, mar e pela vida! Esta é uma ação cultural formativa voltada para todas e todos que queiram trocar afetos com o espaço urbano a partir da fotografia e de suas memórias cine afetivas. Faixa etária: acima de 14 anos.

Como participar?

Para participar da Expedição Cine Fotográfica, necessário fazer inscrição no link: https://forms.gle/rgPMHg9RFDhDd2eF8 ou por WhatsApp: 13 98230-4599. O valor de investimento de R$ 48,00, com vagas limitadas e envio de material didático após a prática.

Com quem?

Eduardo Ricci trabalha com fotografia e cinema desde 1995, é fotojornalista e cineasta, já realizou cinco curtas- metragens, três filmes em Live Cinema, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordena o Cineclube Lanterna Mágica (Santos/SP) desde 1999, é diretor do Festival CINEME-SE da Experiência Audiovisual, criado em 2004. Também em 2004, deu início às ações da Ricci Filmes, sua produtora de experiência do cinema. Realiza, desde 2008, o ensaio cine fotográfico “Verticidades”, um recorte sensorial de esquinas em várias cidades nacionais e internacionais.

HASHTAGS

#Santos #RicciFilmes #cultura #fotografia #cinema #SantosCineAfetiva #ExpediçãoCineFotográfica #mar #farol #naufrágil #fotourbana #fotonatureza #riccifotografia #

+ Informações:

13 98230-4599

cinericci@yahoo.com.br www.saboresdocinema.blogspot.com.br