Êxodos, mostra de Beatriz Rota Rossi, será aberta no dia 10/5

481

A exposição é composta por 30 trabalhos feitos nas técnicas de aquarela e nanquim. As peças ficarão abertas à visitação até 30 de maio.  Entre os temas, os migrantes, as famílias excluídas e marginais da sociedade  e os sonhos de liberdade.

O Espaço Cultural Unisanta receberá a mostra ‘Êxodos’, da artista e professora da Universidade Santa Cecília  (Unisanta)  Beatriz Rota Rossi, a partir do dia 10 de maio. A mostra reúne trinta trabalhos que nasceram da observação do momento atual,  realizados nas técnicas de aquarela e nanquim – uma tinta preta originária da China.

“Por um lado, vemos guerras que produzem verdadeiros êxodos nos países em conflito; a ambição brutal pelo lucro que expulsa índios, caiçaras e camponeses de seus lares; por outro lado, a pobreza e a miséria que obriga famílias inteiras a se marginalizar, excluídas do bem primordial e indiscutível: a vida”, comenta Rota Rossi,  em release da mostra, escrita por Márcia Campos.

Em suas peças, a artista trabalhou com rostos de crianças de várias nacionalidades e etnias, que são identificadas por suas roupas. “Não é minha intenção distinguir fronteiras, já que,  em minha opinião, a Terra é nosso lar e nacionalidades só fazem dividir e exterminar o que é uma raiz única: o humano”, relata.

Segundo Rota Rossi, sua intenção não é mostrar tragédias nas expressões de crianças, mas sim ‘um “encaramento”, um questionamento em seus rostos que nos indagam, a nós, adultos, a razão desse êxodo da vida. ’

Além das crianças, há imagens que remetem ao mundo infantil, como cavalinhos de carrossel que estão presos a um eixo fazendo com que girem sem parar. A artista explica que essa peça, em específico, é sobre liberdade. “Em seus devaneios,  sonham com a liberdade.  enquanto outros se orgulham de levar em suas ancas palhaços, bailarinas, músicos, seres humanos que tentam a todo custo fazer deste mundo, outro bem melhor”. Um desses cavalinhos, é o cavalo de Tróia, que ao invés de carregar em seu interior a destruição, o engano, a astúcia e a traição, traz a alegria e a liberdade de ser.

A artista – Beatriz Rota-Rossi é artista plástica, escritora, professora da Universidade Santa Cecília onde ministra aulas nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design Multimídia.

Exposição “Êxodos”, de Beatriz Rota Rossi

De 10 a 30 de maio

Abertura dia 10/5, às 19 horas, no Espaço Cultural da Universidade Santa Cecília (Unisanta), localizado no Térreo do Bloco M, Rua Oswaldo Cruz, 277 – Boqueirão – Santos/SP.

A mostra ficará aberta à visitação no local até dia 30 de maio, das 19h às 21h30.