Thiago Almeida Reis é professor de Arte em Santos e Guarujá e tem a aquarela como técnica preferida

Ex-aluno formado em Educação Artística e Pós-Graduado em Artes Visuais pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), Thiago Almeida Reis apresentará seu trabalho na Elephant Parade, mostra internacional que, neste ano, acontecerá em São Paulo. O artista fez parte da turma de 2005 de Educação Artística da Unisanta e fez a pós-graduação na Universidade em 2009. É professor de Arte em Santos e Guarujá e realiza pinturas murais com alunos nas escolas onde leciona, através de projetos junto à rede de ensino.

Ele explica como criou seu trabalho selecionado para a Elephante Parade, evento que visa arrecadar fundos para ajudar a preservar esse animal, em seu habitat:

“Comecei pela cabeça e já tinha imaginado a Estação da Luz para ela, como uma referência à luz como pensamento. Nas patas da frente misturo o clássico (Trianon) com o modernismo (Tarsila, ao fundo), tanto na paisagem como na escultura. Na tromba, o tecido de Chitão me faz lembrar o nordeste, terra natal de minha mãe. Nos lados direito e esquerdo, tem-se o equilíbrio por contraste: Música Clássica / Samba (da orelha ao queixo), Favela durante o dia / Prédios à noite (laterais do corpo)”.

A paixão por pintura mural levou Thiago a fazer cursos de pintura, com ênfase nas técnicas murais como Afresco, Encáustica, Têmpera e Caseína. Quanto ao estilo, se considera contemporâneo pela temática e composição, mas gosta de usar técnicas mais duradouras para realização do trabalho.

Possui alguns raros trabalhos murais fora do âmbito pedagógico em Guarujá e São Paulo, produzidos em momentos de lazer ou finais de semana. No trabalho selecionado da Elephant Parade, escolheu o nome Elefante Paulão, em referência à grande São Paulo. O artista explica que a ideia é mostrar toda a mistura, miscigenação e contrastes que, segundo ele, são o equilíbrio de São Paulo.

Thiago explica que, anteriormente, só havia se inscrito para prêmios através de alunos ou projetos na área da educação (como o Prêmio Professor do ano ou Educador Santista. A maioria dos trabalhos que possui são aquarelas, desenhos e estudos de composição.

Costuma receber elogios pelo uso da técnica aquarela, a preferida dele, mas o que o empolga mesmo é uma parede com obstáculos para criar (janelas, portas, Interruptores). “Na minha opinião os trabalhos realizados em parede carecem da otimização da superfície”, diz.

Outros alunos no Elephante Parade

Além de Thiago, três alunos do curso de Produção Multimídia da Unisanta foram escolhidos para mostrarem seus trabalhos no evento. Tratam-se de Camila Rosa e Julia Figueiredo, do segundo ano e Gustavo Branco, do primeiro ano. A professora Márcia Okida, coordenadora do Curso, também foi convidada a participar como designer.