Se você é uma pessoa que gosta e tem facilidade com a área de exatas, há uma enorme possibilidade de ter escolhido cursar uma faculdade de Engenharia. Se essa decisão já foi tomada, agora só falta escolher qual tipo de Engenharia você quer cursar.

Escolher a modalidade pode ser mais simples se você já possui um assunto específico que seja do seu interesse na área da Engenharia, mas nós sabemos que nem sempre é tão fácil escolher. Afinal, existem mais de 30 no mercado. Sendo assim, iremos falar mais sobre alguns cursos para te ajudar nessa caminhada rumo ao sucesso.

TECNOLOGIA

Se você é fã de tecnologia e está sempre antenado com as novidades a respeito disso, essa poderá ser uma área promissora para você. Afinal, o mais importante para desempenharmos bem uma função é realmente gostar do que faz.

Engenharia de Computação: atua no desenvolvimento hardwares (computadores e periféricos), além de projetar também sistemas que fazem a interligação entre hardware e software. Além dessas funções, que são as mais comuns, um engenheiro computacional pode até projetar robôs e trabalhar no marketing e vendas de produtos de informática.

Engenharia Eletrônica: trabalha principalmente na criação do projeto, no desenvolvimento e no gerenciamento de sistemas utilizados em automação industrial e até de eletrônicos que conhecemos bem e utilizamos em nosso dia a dia, como TV’s e celulares. Esse engenheiro também pode prestar consultorias para pequenas empresas na execução de seus projetos que envolvem equipamentos e o ramo da eletrônica.

INFRAESTRUTURA

Engenharia Civil: uma das mais tradicionais engenharias, essa área de atuação é responsável principalmente por projetos e construção de casas, edifícios, pontes, dentre outros. Nessa área, além de ser muito bom com cálculos, também é preciso ter facilidade de relacionamento e de gerenciamento de pessoas. Afinal, no seu dia a dia, você trabalhará mais com elas do que com números.

Engenharia Elétrica: esse profissional está diretamente ligado a todos os processos que envolvem a energia elétrica, de sua geração até sua distribuição. Entre as diversas possibilidades de trabalho inclui-se a criação de projetos de instalações elétricas para os mais vários setores. As energias renováveis estão em alta e esse engenheiro tem papel fundamental na atuação com elas.

Engenharia de Produção: aprimorar todas as fases de um processo de industrial é uma das principais funções de um engenheiro de produção. Entre as engenharias, essa é uma das mais amplas e proporciona uma visão global de uma empresa. Mesmo sendo da área de exatas, esse ramo também requer boa capacidade de lidar e gerenciar pessoas.

Engenharia Mecânica: aqui o profissional transforma matéria-prima em máquinas, equipamentos, veículos, entre vários outros produtos. Essa é a área ideal para quem se vê trabalhando principalmente em indústrias. Desenvolver e projetar são as principais funções de um engenheiro mecânico.

Engenharia de Petróleo:com as descobertas do pré-sal, o curso de Engenharia de Petróleo se tornou uma área promissora. Um Engenheiro com essa formação irá atuar na identificação e quantificação dos reservatórios subterrâneos onde estejam depositados petróleo e gás. Após essa primeira etapa, vem o transporte, o refino e várias outras etapas cuja responsabilidade é desse profissional.

Engenharia Química: esse profissional transforma matérias-primas através de técnicas físico-químicas. Curioso, né? Isso significa que ele pode atuar na preparação de fertilizantes, tintas, destilação de petróleo, produção de combustíveis e lubrificantes, produtos da indústria do açúcar e etanol, celulose, farmacêuticos, e mais uma infinidade de processos, sempre se preocupando com a questão sustentável e com a segurança de todos que o cercam – colaboradores e sociedade.

É um mercado e tanto, não é?

Agora que você já sabe mais sobre as diferentes áreas de atuação da Engenharia, clique e inscreva-se para o Vestibular 2º Semestre/2017 no curso escolhido.

A Unisanta é uma das pioneiras no País na oferta do curso de Engenharia no período noturno.

A Engenharia Unisanta está completando 46 anos de tradição e inovação.