Beatriz Viana, jornalista formada pela Universidade Santa Cecília, continua na divulgação de seu primeiro livro “A mulher jornalista no cinema”. Desta vez, a ex-aluna participou do Boqnews Entrevista, onde comentou sobre a inspiração para sua obra. Ela também se prepara para a live de lançamento, que será realizada no próximo dia 22, às 20h, através do Instagram (@bviana4) e Youtube (Beatriz Viana).
As análises da representação da mulher jornalista em Hollywood contidas no livro tiveram início na faculdade, durante seu último ano, com as pesquisas para sua monografia de TCC. “Eu fui percebendo que vários desses filmes apresentavam as mesmas características e, quando a gente fala de estereótipos, é muito importante entender a carga, não só de preconceito, mas também de representatividade que ele leva, como eles acabam influenciando na forma como as pessoas são vistas na sociedade, então a pesquisa acabou tomando esse rumo de retratar a mulher jornalista no cinema e entender as disparidades do jornalista homem e do jornalista mulher”, explicou ela ao Boqnews.
Para ajudar a contextualizar os 50 anos de filmes analisados, Beatriz também escreveu sobre a história do feminismo e do cinema, além da formação da imprensa feminista brasileira.
A autora também comentou um pouco sobre o estereótipo percebido nesses filmes, em sua entrevista ao Boqnews. “Todos os filmes que são analisados aqui com uma mulher jornalista no cinema, faltam com essa essência de heroísmo. Por mais que a personagem tenha uma jornada de descoberta, de descobrir ou solucionar crimes, mistérios, na rotina jornalística dela, ela não vai ter essa presença heroica e pitoresca. Ela sempre vai ser uma figura mais engraçadinha, mais sujeita a falhas, como é o caso do filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”.
Com a live de lançamento, Beatriz irá falar sobre o livro e sobre cinema, além de realizar uma sessão de perguntas e respostas e outras surpresas. Para acompanhar a live, que acontece nesta quinta-feira às 20h, acesse o Youtube ou Instagram da autora.