A Exposição “Estações do Olhar” é um convite para uma viagem através dos sentidos, utilizando a poesia japonesa – Haicais e o design gráfico. O evento vai até o dia 22 de agosto, na galeria do Espaço Cultural da Universidade Santa Cecília (Unisanta.)
A exposição consiste em obras impressas no formato de cartazes, de criações gráficas que transformam, como Márcia Okida mesma diz, “design gráfico em poesia”. São 27 obras ao todo, sendo nove no formato de 120 x 80 cm e 13 formato 60 x 40 cm.
Suas obras não possuem títulos e sim poesia. Isso porque cada criação é baseada em um haicai de sua autoria e que foi transformado pela linguagem do design gráfico e do cinema, em imagens que usam o minimalismo e as cores como foco principal.
As obras de Márcia Okida possuem uma forte influência japonesa, que se deve a sua ascendência e por ser admiradora do design gráfico minimalista japonês de nomes como o de Ikko Tanaka.
No texto em que apresenta sua exposição, Okida explica: “Estações do Olhar é um passeio visual por criações com movimentos breves, formas simples e cores sinestésicas que fazem com que o design se transforme em poesia através dos instantes eternizados nas sílabas de cada haicai; ou poesia em design, pelas palavras que possuem uma imagem no seu reflexo em papel.
Esta troca de linguagem, que ocorre através do simbolismo e uso construtivo existente no design gráfico, e dos enquadramentos e focos diversificados existentes no cinema, é a proposta de cada obra.
Em cada instante, representado tanto no haicai como na imagem, o observador poderá interpretar e criar o seu próprio momento, lembrança ou história.
Em Estações do Olhar as obras não possuem títulos e sim poesia”, reforça a design, que já atua na área há 25 anos. Márcia é também professora nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Produção Multimídia da Unisanta.
“Estações do Olhar” pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 22h, e nos sábados, das 9h às 15h na galeria do Espaço Cultural Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277.
Ambientação e curadoria: Gilson de Mello Barros
Performance de Abertura: Taisa Lira e Aline Benedito
Mais informações: Deborah Okida – dsokida@gmail.com / 8111.0373.
Imagens dos convites criados podem ser visualizados e baixados.