Lúcia Maria Teixeira Furlani, doutora e mestre em Psicologia da Educação, psicóloga e educadora,falou na programação da FLIPINHA sobre “Memórias e Histórias”, dia 2 de julho, na Ciranda dos Autores. Única santista entre os convidados deste que é considerado um dos principais eventos literários do Brasil, Lúcia é autora de dois livros infantis em que mistura personagens ficcionais e reais para contar às crianças, com criatividade e leveza, um pouco da história do Brasil.
“Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo (Unisanta)” promove o encontro do menino Lucas com Santos Dumont, José de Anchieta, Benedito Calixto, as escravas Anastácia e Bakhita, José Bonifácio de Andrade e Silva e muito outros. O livro, já em sua terceira edição, originou um projeto pedagógico que vem sendo adotado em 187 escolas de todo o país. Já em “O Segredo da Longa Vida (Unisanta/Global)”, lançado em junho para homenagear o centenário da imigração japonesa, Lucas volta no tempo e conhece a japonesinha Aiko, recém-chegada no Kasatu Maru, no Porto de Santos, de onde partem na trilha dos primeiros imigrantes. Traduzido para o japonês, será lançado naquele país para contar esse capítulo da história às crianças japonesas.
Histórias sempre permearam o universo de Lúcia e a autora procura, em suas narrativas, resgatar o olhar da menina que foi quando, em sua infância, escutava histórias todas as noites e várias vezes durante o dia. “Cresci no meio de histórias reais da vida, pois em minha família as crianças nunca foram banidas das conversas dos mais velhos”, comenta Lúcia, para quem o mundo da ficção – e de seus personagens – são tão próximos na ficção quanto na vida real.
E a História também sempre esteve presente. Há mais de 20 anos, pesquisa sobre a jornalista, militante política e escritora Patrícia Galvão, a Pagu, e já publicou Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo e Croquis de Pagu.
Em sua participação na FLIPINHA, Lúcia vai ressaltar a capacidade humana de desafiar os enigmas do tempo e incorporar os pequenos leitores como viajantes ativos e indispensáveis das histórias. Ao fazer pesquisa histórica e desconstruir os mitos da História oficial, incluindo personagens reais, lugares e fatos da história do Brasil em suas obras, a autora busca sempre recuperar a tradição oral, como um narrador tradicional da terra. “É uma forma de sair do já conhecido e ampliar vivências, de vencer a sensação do mundo atual de que o tempo não nos pertence mais. O tempo da escrita é finito, o da leitura é infinito. Quero passar justamente isso, que a literatura nos permite reter o tecido fluído do tempo e brindar à arte do inacabado.”, diz.
A autora nasceu e reside em Santos (SP). É autora dos livros Autoridade do Professor: Meta, Mito ou Nada Disso?; Fruto Proibido – Um Olhar sobre a Mulher; Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo; A Claridade da Noite – Os Alunos do Ensino Superior Noturno; e Croquis de Pagu, entre outros. Recebeu vários prêmios. É presidente da UNISANTA – Universidade Santa Cecília – e do Colégio Santa Cecília, em Santos. É presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, delegada Regional e diretora do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – e diretora do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas.

Para obter mais informações acesse o site do livro