O professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília, Osvaldo da Costa, o DaCosta, será homenageado com um prêmio no Museu da Imprensa, localizado na cidade de Porto, em Portugal. A cerimônia, que ocorrerá no dia 23 de junho às 17h30 (horário local) no Museu Nacional da Imprensa, visa também inaugurar a exposição do PortoCartoon de 2014.

Nos dias 21 e 22 de junho, a Festa da Caricatura contará com diversas atividades no centro da cidade de Porto. No Salão do PortoCartoon, o professor da Costa apresentará um resumo sobre o Humor Gráfico, relacionado à sua dissertação de mestrado.

DaCosta já foi premiado em vários concursos, tanto nacionais como internacionais. Em Portugal, o professor do Santa foi o segundo lugar na 9º edição do evento PortoCartoon, com o tema sobre a globalização,  em 2008.

Foi homenageado no Catálogo “12º International Festival of Grafhic Humour” (Festival Internacional do Humor Gráfico), Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Festival Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu, Festival Internacional de Humor Gráfico e Historieta de la Pasión Riverplatense,  na Argentina, no Salão Carioca de Humor, Salão Internacional de Humor de Piracicaba, entre outros.

Tem  trabalhos  publicados em O Pasquim, O Pasquim 21, Revista Bundas, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Folha de São Paulo e A Tribuna.

Sobre o festival – Iniciado em 1999, o PortoCartoon cedo se transformou num ponto de atração mundial do desenho humorístico. Centenas de cartunistas participam. A guerra, a poluição, a fome, o consumismo, a falta de água, o abuso de poder, etc. são alguns dos temas abordados. O  cartoon é um bom barômetro da liberdade e da democracia, segundo os organizadores.

Mais informações em: http://www.cartoonvirtualmuseum.org/f_portocartoon.htm