O ingresso para a estreia será uma lata de alimento não perecível, destinado ao Grupo de Apoio à  Prevenção à  Aids.

Dentro da programação do XVIII FESCETE, Festival de Cenas Teatrais do TESCOM, o Teatro Experimental de Pesquisas (TEP / Unisanta estreia seu novo espetáculo A Carta, um melodrama cubista, no dia 17 de junho, às 21 horas, como grupo convidado, no Teatro Municipal Brás Cubas. Trata-se de um trabalho de pesquisa e montagem desenvolvido ao longo dos dois últimos anos, com texto e direção de Gilson de Melo Barros, professor da Unisanta.

O espetáculo é recomendado para um público maior de 14 anos e tem como ingresso simbólico a contribuição de enlatados e latas de leite, alimentos não perecíveis, destinados ao Grupo de Apoio  à  Prevenção à Aids – GAPA BS.

A montagem do espetáculo, segundo esclarece o diretor, segue uma estreita relação com edições anteriores do mesmo festival. “Em 2012, o espetáculo foi apresentado no XVI Fescete. A leitura dramática desse trabalho causou certo furor na assistência, devido sua linguagem transgressora”.

“No ano seguinte, já com os estudos avançados da peça e uma estética já determinada por fronteiras do teatro contemporâneo, recebeu o prêmio de melhor cena categoria adulta com no mesmo festival, confirmando o traçado inovador que já se delineava quando da leitura.”

O espetáculo aborda, de forma sistemática, dilemas e contradições do teatro contemporâneo, “como noções de um tempo a fragmentar-se em narrativas não lineares. Há personagens que se dissolvem ao sabor de um drama que os baila como se fossem peças de um quebra- cabeça cubista, lugares indefinidos por uma cenografia circunstancialmente vazia e uma luz de cegar exatidões”, afirma o diretor do grupo.

A história narra fatos inusitados que acontecem em um lugar imaginário chamado Tiritomba, onde vive uma família totalmente disfuncional “que será arrebatada por acontecimentos nada pueris.”

“Todos guardam, escondem, uma verdade particular, um segredo terrível. Surpresas e reviravoltas marcarão seus destinos, deixando ao público o vazio da recriação moral ao final deste fato cênico.”

Elenco

O grupo, em sua formação atual, é composto por alunos e ex-alunos de diversos cursos da Unisanta, “contando ainda com a participação mais que especial de antigos integrantes do TEP em ações determinantes para o aprimoramento dos conteúdos específicos da montagem.”

Fabíola Nascimento e Ernani Sequinel respondem pela preparação e capacitação dos atores, Arlaine Gomes pela preparação corporal e dinâmica de grupo, Rose Magalhães pelo desenho de maquiagem, Alexandra Rosa pela operação de som, e Márcia Okida pelo design de todo o material gráfico para divulgação do trabalho.

Com figurinos e adereços cênicos desenvolvidos pelos próprios integrantes do grupo, o elenco de A Carta é composto por Bárbara Brawm (Raimunda), Tallyta Felix (Celena), Débora Araújo (a Mãe), Renato Ligório (o pai) e Katia Balliano (Poncia – a governanta).

O espetáculo é recomendado para um público maior de 14 anos e tem como ingresso simbólico a contribuição de enlatados e latas de leite, alimentos não perecíveis destinados ao GAPA BS.