Fonte: Site de Engenharia de Computação / Engenharia Eletrônica Unisanta

Após ser aprovado no processo seletivo de 2013, o aluno da Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Fabio Barros Pereira, foi contratado como trainee pela multinacional PricewaterhouseCoopers. Com sede em Londres e escritórios em quase 160 países, a PwC, como também é conhecida, possui cerca de 180 mil colaboradores e oferece serviços de consultoria e auditoria em diversos setores para empresas de todo o mundo.

Atuando como trainee, Fabio atualmente não trabalha em um cargo específico: “tenho a oportunidade de participar em diferentes áreas até encontrar a que melhor se encaixe em meu perfil. No momento, estou atuando ativamente em ‘sourcing’, que está intimamente ligada a processos de transição de modelo de negócio da TI, melhorias nos processos de compras, terceirização de fornecedores, implementação de novas tecnologias, dentre outros. De modo geral, é a integração da TI com o negócio”, explica o aluno, que participa de projetos em diversas empresas ligadas a gestão da TI e, atualmente, em um projeto na área de telecomunicações.

Para atuar na multinacional, Fabio participou de um processo seletivo com duração de 5 meses (de dezembro de 2012 a abril de 2013) que começou com o simples preenchimento de uma ficha de inscrição e com uma triagem de currículos. “A seguir, fui convocado para realizar testes de inglês e de raciocínio lógico. Na continuidade do processo, participei de dinâmica de grupo e de entrevista com a gestora da minha área, que, aliás, também se formou em Ciência da Computação pela Unisanta e hoje é gerente na PwC”, explica o aluno, que foi contratado em abril de 2013.

Com especial interesse pela área de gerenciamento de projetos, o estudante de Engenharia de Computação pretende realizar cursos e até uma pós-graduação dentro desta área: “considero um segmento forte da área de projetos e que possui grande expansão no mercado atual. Além disto, gostaria também de desenvolver um estudo sobre redes de negócio, quem sabe até realizar um mestrado”.

Para os estudantes em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho, Fabio aconselha cursos extracurriculares – principalmente, de inglês: “como a área de TI é bem ampla, deve-se investir em algo que se tenha vontade de trabalhar. Buscar fazer aquilo que se gosta é fundamental, além de procurar ser você mesmo, com humildade, compaixão e moderação, que são valores bastante apreciados pelas empresas”, sugere o aluno, que também considera que um bom conhecimento do pacote Office pode ser um diferencial. “Em meu trabalho, quase todos os dias, uso planilhas de dados. É preciso dominar sua ferramenta de trabalho, conhecendo o que pode oferecer”.

Acreditando que a universidade representa o ponto inicial da vida profissional, Fabio encara a faculdade como uma grande árvore que representa, em suas diversas ramificações, as diferentes áreas de atuação: “A faculdade de Engenharia é muito rica nesse sentido, fornecendo uma visão que nos permite desenvolver o nosso conhecimento e criar uma conduta profissional. Mas este é apenas o primeiro passo: cabe ao estudante correr atrás do conhecimento e se aprofundar para se tornar um profissional único”, sugere.