O curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizou uma série de cartazes em apoio aos refugiados, divulgando diversos meios de ajudá-los. Os trabalhos estão à mostra na página “Produção Multimídia – Unisanta” do Facebook.

O projeto teve inicio na disciplina Laboratório de Produção Multimídia – Design Gráfico, ministrada pela Prof.ª Márcia Okida, que destaca a importante função e responsabilidade social do Design e como podem ajudar em problemas diversos com suas criações.

Imagem 1 – A boia em forma de coração remete ao sentimento de solidariedade da população em acolher esse povo. O mar complementa em um gesto de abraço à causa dos refugiados, e mensagem dos alunos é um pedido de ajuda para uma das ONGs que cuida dessas pessoas carentes.

Imagem 2 – O urso de pelúcia relembra a infância, criança e a fase boa, mas essa imagem traduz o sonho tirado de uma criança refugiada, que se perdeu ao longo do caminho. O urso virado para baixo traz o sentimento de esperança perdida e infância interrompida.

Imagem 3 – A dificuldade dos refugiados de entrar e sair dos países é simbolizada pelo arame farpado, que tende a prejudicar e até machucar a população que pretende morar em um novo país. O arame expressa o quão doloroso é o caminho em busca da vida nova, da esperança da melhora.

arte de Bruna Nostre
arte de: Andressa Castro
arte de Felipe Lauzen

Confira todos os cartazes no link – Ajuda aos refugiados – função social do design