A atividade reforça o alerta do Instituto EcoFaxina para o descarte de lixo no mangue, origem de grande parte do plástico que polui praias da região e causa danos à vida marinha

Foto: William Schepis/Instituto EcoFaxina

Para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o Instituto Ecofaxina realiza neste domingo (20), pela manhã e à tarde, a 64ª Ação Voluntária EcoFaxina, no manguezal localizado na Zona Noroeste, em Santos.

A atividade é realizada em parceria com a Prefeitura de Santos através do programa Cidade sem Lixo e tem apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Terracom e Ocean Conservancy.

O objetivo é conscientizar moradores de áreas invadidas e a população em geral através da educação ambiental (importância da separação e do descarte correto dos resíduos) e participação nas ações voluntárias do EcoFaxina.

Segundo os organizadores, mais de 80% dos resíduos que se acumulam nas praias da região têm origem domiciliar, proveniente de áreas de invasão de mangue nos municípios que compõem o estuário de Santos e São Vicente.

“Com vastas áreas de mangue invadidas por palafitas, o estuário de Santos acabou se transformando em uma enorme sopa de plástico. Armadilha mortal para diversas espécies que buscam no mangue um local para alimentação e reprodução”, afirma o Instituto.

Os responsáveis pelo EcoFaxina ressaltam que, além da limpeza e da educação ambiental, a coleta de dados e informações também é muito importante, pois permite dar subsídios aos governantes e empresários para que possam desenvolver políticas públicas e empresariais voltadas à reciclagem. “O plástico é confundido com alimentos e ocasiona a morte de milhares de animais marinhos todos os anos”.

Sobre o Instituto – O Instituto EcoFaxina foi fundado em 2008 pelo aluno de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Unisanta, William Rodriguez Schepis. Possui como principal objetivo a conscientização ambiental e o desenvolvimento e execução de pesquisas, grupos de estudos, programas, atividades e uma série de ações voltadas ao Meio Ambiente.

International Coastal Cleanup  – Promovido desde 1986, sempre no terceiro sábado de setembro, pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, o International Coastal Cleanup tem como objetivo envolver o maior número de pessoas na coleta de resíduos em praias e demais ecossistemas costeiros por todo o planeta.

Além das coletas, o programa visa identificar as fontes de resíduos e mudar padrões comportamentais que contribuem para a poluição dos oceanos.

Os dados das coletas são reunidos, publicados e utilizados para sensibilizar e educar consumidores, empresários e governantes. Em 2014, o evento reuniu cerca de 560.000 voluntários em 91 países, que retiraram mais de 7 mil toneladas de lixo de ambientes marinhos.

Fonte: Site Instituto EcoFaxina