Os acadêmicos têm prazo até às 22h30 de hoje para construir  16 “unidades mínimas de habitação”  com  estética na forma e segurança

A praia do Boqueirão, em Santos, próximo ao canal 3 e da Rua da Paz, vai amanhecer neste sábado (26/5) com 16 abrigos provisórios de emergência, construídos por alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), como atividade de aula.

Seus responsáveis, acadêmicos do primeiro ano, deverão edificar seu protótipo das 19 h às 22h30, e passar a noite no local, até as 7 da manhã.  Entre o material permitido, estão lona, plástico, metal, bambu, cordas e madeira, entre outros.

A proposta Projeto Arquitetônico Abrigo Provisório faz parte da disciplina Projeto Arquitetônico 1  e visa capacitar os estudantes a construir  “unidades mínimas de habitação”, em casos de absoluta necessidade, como a  de se proteger de intempéries em locais longe da residência e acidentes.

O caráter de provisório não elimina as exigências quanto à harmonia das formas e um mínimo de conforto e segurança em condições adversas como vento e chuva leve, explica a professora Maria Valéria Afonso Lopes. Os alunos, divididos em 16 grupos, fizeram pesquisas, desenhos e maquetes. Depois de  todas as maquetes prontas, foi projetado um desenho para harmonizar todos os abrigos juntos.

Os alunos que tiverem tempo disponível poderão chegar ao local, próximo à barraca de praia da Unisanta, a partir das 14 horas. A coordenação do projeto é das professoras Maria Valéria, Cristina Ribas e Maria Valquíria de Souza Barbosa, que acompanharão de perto as atividades.

Em 25/05/2012 – Assecom