Logotipo definitivo, com as alterações demandadas pelo curso

Lançado em fevereiro deste ano, o concurso para o desenvolvimento do logotipo do recém-criado curso de Psicologia da Unisanta já possui um vencedor. O logo escolhido foi desenvolvido pela aluna de Produção Multimídia Claudia Pereira.

“Com base nos conceitos e princípios do curso de Psicologia, comecei a pesquisar formas que pudessem representá-lo graficamente. Assim, cheguei
à flor dente-de-leão, que simboliza a liberdade, a confiança e a esperança. Em cima disso, desenhei a letra grega Ψ (Psi), símbolo do curso, e os laços, que simbolizam a união, a força e o acolhimento”, descreveu Claudia os componentes do seu projeto. Ela ainda comentou que, após a escolha do seu logotipo, foram solicitadas alterações para complementar a proposta que o curso desejava mostrar.

Logotipo original

A coordenadora do curso de Psicologia, profa. Gisela Monteiro, falou sobre o encerramento do concurso, feito em parceria com o curso de Produção Multimídia: “A ideia de parceria com outros cursos da universidade foi uma iniciativa muito feliz e só tenho a agradecer à profa. Márcia Okida, que viabilizou o concurso junto com nossos alunos. Gostei muito do logo escolhido! Penso que o colorido abarca a ideia de aceitação da diversidade humana e a composição estética me agradou aos olhos. Ficou melhor do que eu imaginava!”.

Em nome da turma inaugural do curso de Psicologia da Unisanta, a representante Gisele Tenório e a vice Michelle Madureira agradecem à vencedora do concurso, Claudia Pereira, pela sensibilidade em captar a essência do curso e traduzi-lo em um símbolo que será carregado com orgulho.

Sobre a vencedora

Claudia do Nascimento Pereira

Claudia do Nascimento Pereira é natural de Santos e tem 38 anos de idade. É formada em Administração e cursou Arquitetura, mas não chegou a se formar.

A universitária contou que, depois de se graduar em Administração, sentiu falta de “exercitar meu lado mais criativo”. Dessa forma, na busca de um curso ideal para sua rotina, encontrou Produção Multimídia da Unisanta, que, segundo ela, “reúne inúmeras possibilidades criativas”.

Claudia Pereira destacou as dificuldades enfrentadas pelos universitários durante uma pandemia: “Não é fácil, ainda mais em um curso tão dinâmico e prático quanto esse (Produção Multimídia). Mas com a ajuda da coordenação do curso e dos professores, o processo tornou-se mais prazeroso”.

Além de sua vitória no concurso de logotipo para Psicologia, ela destacou outros feitos durante sua vida acadêmica na Unisanta, como a escolha de seus projetos como finalistas no concurso Show Us Your Type, nas edições de Lyon e Zanzibar, e sua participação na exposição “Você tem fome de que nesta pandemia?”, com a obra Fome de amor.

Sobre o concurso para escolher o logo do curso de Psicologia, Claudia contou que ficou sabendo da competição por meio da coordenadora de Produção Multimídia, Márcia Okida, na disciplina eletiva de Design Gráfico. “A possibilidade de participar do desenvolvimento de algo tão importante para a identidade de um curso e para as pessoas que o cursam me motivou. Pensar em ver os alunos caminhando pelo campus com um design desenvolvido por mim, estampado em uma camiseta, por exemplo, me emociona bastante”, comentou.

Claudia não conseguiu dizer quanto tempo levou para desenvolver o projeto campeão, pois, segundo ela, “foram muitas horas em pesquisa e trabalho mental de desenvolvimento, mas foram dias buscando referências, desenhando e redesenhando a forma, escolhendo fontes e cores. Sem contar as conversas com os representantes do curso, ouvindo, assimilando e adequando a proposta, até o produto final”.

Seu projeto foi o vencedor entre nove concorrentes por maioria de votos. Claudia comentou que ficou sabendo de sua vitória tempos depois do anúncio, pois o resultado foi divulgado em um grupo de Whatsapp em um dia em que ela estava off-line. “Quando vi meu nome e os parabéns dos colegas, fiquei muito feliz com a conquista e com a expectativa de ver meu trabalho divulgado em um curso de uma universidade tão reconhecida como a Unisanta”, descreveu a universitária.

Como prêmio, Claudia Pereira tem direito a 50% de desconto em um curso livre da Unisanta. Ela disse que ainda não se decidiu em qual curso livre irá usar seu voucher.

Por fim, Claudia do Nascimento Pereira prestou uma homenagem aos seus colegas de curso: “O curso de Produção Multimídia sempre reúne pessoas com muito potencial e eu vejo muito talento entre os meus colegas. Tenho certeza que ainda verei os trabalhos deles dando o que falar por aqui”. A aluna da Unisanta ainda fez seus últimos agradecimentos: “A todos os professores e colegas, em especial à Márcia Okida pelo apoio, aos professores Rodiney e Neco pelas orientações e à Michelle Madureira, que foi a minha ponte de contato com o curso de Psicologia”.