A efetiva participação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que mobilizou alunos, professores, funcionários e mesmo sua alta direção, foi importante na conquista do título de campeã do Grupo Especial das Escolas de Samba de Santos, por parte da X-9, que levou para a passarela do samba o enredo “Xisnoveano, Macuqueiro, Arteiro, Teatreiro: a X9 Pioneira saúda Tanah Corrêa na Arte e na Cultura Brasileira”, de autoria de Gilson de Melo Barros, professor da UNISANTA e carnavalesco da escola.

Vinte integrantes do Teatro Experimental de Pesquisas (TEP), da UNISANTA, criaram e desenvolveram a ala Tambor de Crioula para defender a X-9, nesta homenagem ao diretor teatral Tanah Corrêa. Eles exibiram a coreografia desenvolvida a partir da chamada Dança Circular, uma das formas mais antigas de celebração comunitária, transmitida através dos séculos pelas ações culturais de povos distintos, mas sempre abordando conteúdos similares, como o despertar de valores humanos e o incentivo ao espírito de cooperação promovido por um diálogo amoroso entre as pessoas.

Mais um grupo de outros 30 cecilianos, entre professores, funcionários e alunos compuseram a ala Luz de Jacy, apoiada pela presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (ISESC), mantenedor da UNISANTA, professora-doutora Lúcia Teixeira Furlani, que já desfilou como destaque da X-9, na homenagem à Patrícia Galvão.

A professora-doutora Lucia ainda foi a madrinha, ao lado do ator global Alexandre Borges, da ala das crianças, formada por 25 meninas e 25 meninos. A dirigente e o filho do diretor teatral Tanah Correa bancaram as fantasias e mão-de-obra para a confecção dos figurinos da ala.

Além do professor Gilson, a UNISANTA ainda emprestou outros de seus talentos ao desenvolvimento do enredo da X-9. Mais três professores curso de Artes da UNISANTA integraram a equipe que prepara a X-9 para a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz. Os professores Elver Savietto, Beatriz Rota Rossi e João Batista, além do Eber Góes, ex-professor da instituição, desenvolveram as alegorias da Escola.

Santa Cecília TV – Há 14 anos a Santa Cecília TV incentiva a cultura nas cidades da Baixada Santista, transmitindo ao vivo desfiles das escolas de samba da região. Neste ano, uma equipe composta por 44 funcionários, entre repórteres, câmeras e técnica atuou na cobertura ao vivo do desfile das escolas de samba de Santos, das campeãs de Guarujá, além de transmitir flashes do carnaval de Praia Grande.