Todo o parque industrial de Cubatão, o Porto de Santos e o Pré-Sal serão beneficiados com as pesquisas a serem feitas durante o Programa de Mestrado Profissionalizante em Engenharia Mecânica, que a Universidade Santa Cecília (Unisanta) programou para iniciar na terceira semana deste mês. As inscrições estão abertas.

Gerenciamento Eletro-energético e Controle de Processos, além de Termofluidomecânica são as áreas de concentração desse curso Stricto Sensu, que vai estimular estudos indispensáveis a praticamente todas as indústrias e setores econômicos da Baixada Santista. Mesmo focando na realidade regional, o Mestrado de Engenharia Mecânica da Unisanta interessa também à indústria automotiva e a outros parques industriais.

São estas as linhas de pesquisa: Tubulações industriais e equipamentos de processo; Estudos de termofluidomecânica aplicados a projetos industriais; Análise de impactos ambientais gerados por processos industriais; Gerenciamento eletro-energético; Automação e controle de processos.

“As pesquisas poderão ser de iniciativa dos alunos do Mestrado, mas também estaremos à disposição das indústrias e autoridades que nos procurarem para analisar problemas de ordem técnica na área, que precisam ser solucionados”, explica o Prof. Ms. Carlos Alberto Amaral Moino, a respeito do novo Mestrado, recomendado pela CAPES.

Caso os problemas apresentados se encaixem nas áreas de concentração do Mestrado, os professores do Curso poderão orientar as pesquisas a serem feitas pelos alunos. Será o primeiro Mestrado Profissionalizante em Engenharia a ser implantado na Baixada Santista.

É muito difícil, se não impossível, imaginar processos industriais da região, de setores petrolíferos ou de outros parques industriais que não dependam de energia, análise e controle de temperatura, movimentação de fluidos e automação, explica o engenheiro Moino.

Todas as indústrias de Cubatão possuem caldeiras, que dependem fortemente de combustão adequada. Tubulações industriais precisam ser adequadas para resistir às mudanças de temperaturas e características dos produtos transportados. Nas indústrias de processos, as tubulações são essenciais como elementos físicos de ligação entre os equipamentos, como vasos de pressão, reatores, tanques, bombas, trocadores de calor etc, por onde circulam os fluidos de processos e de utilização.
Tradição em Engenharia

O Mestrado Profissionalizante em Engenharia Mecânica recomendado pelo CAPES/MEC foi uma consequência natural da evolução do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e dos diversos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, ligados a esta área na Universidade Santa Cecília, explica a Reitora da Universidade, Sílvia Ângela Teixeira Penteado.
A maioria dos docentes desses cursos atua na área de consultoria como engenheiros há mais de 15 anos em empresas e indústrias nacionais e internacionais, levando aos discentes uma larga experiência profissional.

O mais recente exemplo de interesse que a área desperta, e do alto conceito adquirido pelos cursos de Engenharia da Unisanta, é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado Estudo de Tensões e Flexibilidade em Tubulações Industriais, aprovado neste mês de dezembro e já publicado na revista Tubo $ Companhia, edição número 33. A matéria ocupa oito páginas, com gráficos e ilustrações (páginas 40 a 48).

Os graduandos iniciaram a primeira etapa dos estudos, com experimentos em laboratório (módulo didático construído para esse fim) e métodos de análises computacionais. “Para absorver as tensões causadas pela expansão térmica de modo mais eficiente, serão estudados diversos arranjos de juntas de dilatação térmica”, escreveram os acadêmicos. O TCC é assinado por Marília Antunes Valente Barbosa, Alexandre Freitas Ferreira, Fábio Neves Ramos, Anderson Pereira de Menezes e Daniel Tomairis Garcia, que foram orientados pelo Prof. Dr. José Carlos Morilla e Prof. Ms. Willy Ank de Morais.

Bioengenharia

Os cursos de Engenharia da Unisanta foram criados em 1971, para atender ao parque industrial de Cubatão. Na década de 80, o de Engenharia Mecânica se destacou por capacitar profissionais para a indústria automobilística, mas essa é apenas uma vertente dos estudos desenvolvidos na Universidade.

A Engenharia Mecânica da Unisanta vem se destacando também na área de Bioengenharia, com trabalhos conjuntos com o Curso de Fisioterapia, que resultaram em produtos como: câmera hiperbárica para o transporte de órgãos, maca para gestantes, andador e cadeira ortostática para deficientes, que permite reajustes. Na área do esporte, cadeira de arremesso a para-atletas e dispositivo para medir esforços na natação. Este último foi testado com atletas da natação e entrará em uso em 2011, para os nadadores da Unisanta.

O contexto enérgico, econômico e ambiental do País justifica a criação dos cursos de stricto sensu que a Unisanta inicia neste mês de março (Engenharia e Ecologia), explica a Reitora da Unisanta, Dra. Sílvia Teixeira Penteado, mencionando o Pré-Sal, o Parque Tecnológico de Santos e o impacto previsto na economia e no meio ambiente da Baixada Santista. Destacam-se alguns reflexos já sentidos nas cidades litorâneas e as pesquisas iniciadas e em estudos para dar suporte a esse desenvolvimento exigido pelo País, em diversas áreas.

Informações sobre o Mestrado: 13-3202-7104- 32-027100, ramal 303; strictosensu@unisanta.br posgraduacao@unisanta.br

Em 5/3/2011 – Assecom – 13-32027113 assecom@unisanta.br