No próximo dia 16/08 (sexta), Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), participará de uma tarde de conversa e autógrafos para os alunos dos 2os anos do Colégio Santa Cecília.  Durante as férias, as crianças fizeram a leitura do livro: “O Segredo da Longa Vida” e ficaram curiosas.

O livro é a primeira obra infanto-juvenil brasileira traduzida para o japonês e lançado em comemoração aos 100 anos da Imigração Japonesa, em 2008. Em 2009, a obra foi destaque na Exposição Internacional promovida pela rede de TV japonesa NHK, em Tóquio.  Ao lado de trabalhos de artistas japoneses, O Segredo da Longa Vida também foi integrado ao acervo do Miyoshi Peace International Museum, em Hiroshima.

O evento acontece no Auditório I, do Bloco D do Colégio, às 15h.

Histórico – Em O Segredo da Longa Vida (Editoras Unisanta e Global), é justamente no porto de Santos, com a chegada do Kasato Maru, que começa a saga do menino Lucas, que viaja no tempo e encontra Aiko, recém-chegada com a família do Japão. De lá, seguem a trilha dos imigrantes e, de maneira divertida e criativa, levam os jovens leitores a cenários desse importante capítulo da história. A amizade entre duas crianças de culturas tão diversas ressalta a arte da convivência e da aceitação – o respeito e o aplauso – das diferenças, valorizando a fusão entre a cultura oriental e a ocidental e da prática do Bem.

O trabalho gráfico é de Bill Silva e Leandro Rodrigues e a tradução em japonês é da professora Sayoko Nakai (em kanji e furigana, para atender adultos e crianças).

O livro une ficção com as tradições japonesas. Elementos de Santos (Estação do Valongo, o porto) e do Interior (fazendas de café) estão presentes ao lado de fatos da época como a epidemia de febre amarela na Cidade, a construção dos canais por Saturnino de Brito, as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, a formação das colônias, as cidades de origem desses imigrantes e seus costumes.

No final de “O Segredo da Longa Vida”, um Saiba Mais com informações sobre a colônia japonesa no Brasil, a rotação das culturas em que trabalhavam os imigrantes, as novas técnicas de cultivo e pesca trazidas por eles, o origami, mangás e outras contribuições desse povo ajudam crianças e adultos a compreenderem melhor esse rico momento.

Serviço – O livro pode ser encontrado na Unisanta (Rua Osvaldo Cruz, 277 – Santos/SP), pelo telefone (13) 3232-2700 e e-mail lucia@unisanta.br, ou no site da Editora Global. Na Livraria Martins Fontes (Av. Ana Costa, 530 – Gonzaga – Santos/SP), ou pelo telefone (13) 3289-5756 e na papelaria Jambo (Av. Epitácio Pessoa, 53 – Santos /SP), pelo telefone (13) 3288-1050.