Cineclube debate afeto e políticas culturais em sessão especial, dia 23/5

73

Ciclo “Para Sempre Cinema” une três paixões: o café, comidinhas criativas e o cinema, todos harmonizados com os filmes exibidos na programação. No dia 23 será exibido o filme “A Noite Americana”.

O Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta realiza o Ciclo “Para Sempre Cinema”, que une três paixões: o café, comidinhas criativas e o cinema, todos harmonizados com os filmes exibidos na programação. Em cartaz estará “A Noite Americana” de François Truffaut , dia 23/05, pré sessão com início às 17h e exibição do filme às 19h, na Sala Maurice Legeard de Cinema (Bloco E, 5° andar – Unisanta).

As sessões ocorrerão sempre em quintas intercaladas até novembro, com entrada franca.

Degustação de café e bate-papo sobre afeto e cinema em Santos

Em conjunto com as degustações será realizado um meetup com café e bate-papo sobre “Mapeamento afetivo e política cultural para o cinema santista”. O objetivo é a troca de impressões sobre o afeto ao cinema realizado e propagado em Santos, e serão coletado dados para o aprimoramento do Mapa Cine Afetivo de Santos, outro projeto interdisciplinar co-realizado pelo Cineclube e LabCine, em parceria com a produtora Ricci Filmes.

O espectador que preferir vir para degustar café e já assistir ao filme da noite basta chegar a partir das 18h30, e ficar no Lounge “Café Lanterna”, também com degustações de café, feito em diferentes técnicas e harmonizados com sabores que dialogam com o filme exibido logo após.

Para degustar o combo especial “Café Lanterna” é necessário fazer a reserva com antecedência, pelo site https://www.sympla.com.br/ciclo-para-sempre-cinema__517847, deposito bancário ou no local. O valor do combo é de R$12,50. Mais informações pelo e-mail cinelanternamagica@gmail.com ou celular (13) 98230-4599.

“A proposta é criar interações sensoriais do espectador com a linguagem e a estética das obras exibidas, usando como base o conceito de “Vazio” no cinema, mais conhecido em outras áreas de criação, como respiro visual ou na cultura japonesa como o ideograma “Ma”, explica Eduardo Ricci, cineasta e professor pesquisador responsável pelas ações do Cineclube e do LabCine.

O espectador poderá imergir no filme antes de assisti-lo pela primeira vez ou revê-lo de uma forma mais expandida. Esta é uma atividade realizada a partir de estudos sobre o afeto no cinema, desenvolvidos por professores e alunos integrantes do LabCine – Unisanta.

A Noite Americana

O filme “A Noite Americana”, vencedor do Oscar 1974 de melhor filme estrangeiro, relata as filmagens do longa “Je vous présente Pamela”, que conta a história de uma jovem inglesa que troca o marido francês pelo sogro.

Ferrand (François Truffaut) é o diretor, Alphonse (Jean-Pierre Léaud) o inseguro galã, Séverine (Valentina Cortese) a diva perto da aposentadoria e Julie (Jacqueline Bisset), a a protagonista, Pamela, sempre à beira de um ataque de nervos. Parece um hospício, mas são os bastidores de um set de filmagem.

Próximas exibições

Serão exibidos também os filmes: (06/06) “Comer, Beber, Viver”, de Ang Lee (Taiwan, EUA, 1995) e (27/06) “Visages, Villages”, de Agnès Varda e JR (França, 2016).

Em julho, haverá um intervalo no ciclo, devido à realização da 11ª edição do Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema.

A programação do segundo semestre será divulgada no final de julho. Mais detalhes da programação no site: www.unisanta.br/cineclube