O Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), oferece gratuitamente a oficina “Criar em Cinema e Vídeo” para professores e alunos do ensino médio. A primeira edição da oficina acontecerá em 16 de julho, às 16h, via App Plural, e será uma parceria com o professor de inglês Thiago Touguinha e seus alunos do ensino médio do Colégio Santa Cecília, que já estão em processo de produção de seus vídeos. A oficina será ministrada pelo jornalista e cineasta Eduardo Ricci, coordenador do Cineclube, com duração de 1h30 e muitas práticas para ampliar a cultura dos participantes. Interessados em agendar uma oficina para grupos de alunos e professores podem entrar em contato pelo e-mail: cinelanternamagica@gmail.com ou nas redes sociais do Cineclube.

A oficina segue a política cine cultural do Cineclube para levar cinema como prática social aos espectadores, nos mais diversos lugares onde poderá contribuir com o experimentar cinema, trocar informações e estudos sobre cinema nas múltiplas possibilidades de contar histórias, usando as narrativas imersivas como base. Reinventar-se sempre foi o cotidiano do Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta. Trabalhar com cinema e vídeo é lidar com o novo, devido às evoluções na tecnologia e em sua forma de ser visto pelo público. Neste período de quarentena, não é diferente, mas agora o desafio é maior e causa ainda mais motivação na equipe do Cineclube que já realizou mais de 20 lives, entre outras ações on-line sobre cinema, afeto e economia criativa. A programação do Cineclube durante a quarentena segue abaixo:

Pesquisa sobre Cinema e Afeto em Santos
Para imergir nos afetos cinematográficos na cidade de Santos, que tem um grande histórico de realizadores, amantes de cinema e de ser cenário para muitos filmes e produções audiovisuais, o Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, realizará o webdocumentário “Lugares por onde filmei”, em que serão entrevistados realizadores que gravaram na cidade e que mostrarão ao vivo, via Youtube, os locais das gravações num mapa virtual e com imagens em 360°. “Esta ação já estava planejada antes do início da quarentena, mas agora ganha um significado ainda maior”, relata Eduardo Ricci.

O documentário faz parte das ações de expansão transmídia do Mapa Cine Afetivo de Santos, realizado pela Produtora Ricci Filmes em parceria com o LabCine – Unisanta. Esta pesquisa em Ciências Sociais é um convite para criar uma melhor ideia de cidade e expandir a experiência cinematográfica, desautomatizando o olhar cotidiano sobre o espaço urbano e seus afetos. O Projeto ganhou forma a partir do Ensaio Cine Fotográfico “Verticidades”, realizado pelo jornalista Eduardo Ricci, idealizador do Mapa. Toda a ação será em formato transmídia, ampliando a ocupação afetiva do imaginário sobre a cidade que nos habita, com ações de estudos e pesquisas tangibilizados num aplicativo, site, folder com mapa, jogo de tabuleiro e painel interativo. Esta ação propõe interações com diversos parceiros que ajudarão a cocriar um Hub de Cinema Imersivo em Santos.

>>> PROGRAMAÇÃO CINE CULTURAL:

* Toda a programação poderá sofrer mudanças, devido à agenda
dos convidados e fatores limitantes da pandemia da Covid-19.
– SESSÃO VADIA DE CINEMA
. Quarta – 17h30 – Facebook e Instagram do Cineclube

– CINAPSE VIDEOCAST – LIVE
. Quinta – 18h – Instagram @cineclubelanternamágica