Cine Imersão – Outros Cinemas Possíveis, do Labcine Unisanta, mostra formas imersivas de cinema, dia 19/10

222

Na atividade, o público poderá “experimentar” o que há de mais inovador na realização do cinema digital e suas narrativas imersivas

Pesquisar as narrativas imersivas de outros cinemas possíveis, que vão além da grande tela e da sala escura, é o objetivo principal do Labcine Unisanta Transmídia, laboratório de cinema realizado no Cineclube Lanterna Mágica, na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Como parte das ações, os universitários de diversos cursos da Unisanta e pesquisadores da área realizam, na próxima quinta (19/10), a instalação cine imersiva “Outros Cinemas Possíveis”, uma mistura de ações multimídias sobre a experiência do cinema e a cidade criativa.

A atividade será realizada mensalmente, num espaço criado e harmonizado, para colocar em prática os estudos e pesquisas realizados durante o mês. As exibições e debates terão como base o filme Cidade dos Sonhos, de David Lynch e o livro A Imagem da Cidade, do urbanista Kevin Lynch.

O púbico presente poderá participar de oito experimentos diferentes, que acontecem simultaneamente, das 18h às 21h, e interagir com diversas práticas audiovisuais de narrativas imersivas em cinema expandido, à disposição dos visitantes no Pátio do Bloco E do Campus – entrada pela Rua Cesário Mota, 8.

São elas: Experiência Cine Café 360º (toma um café e assiste a um curta de 3 minutos em realidade virtual); Jogo “Mysterium” (mesa com jogadores – será abordada a gamificação e linguagem do cinema); Cine Bike Café (ganha café / pipoca apenas quem acertar perguntas sobre cinema); Pré-Cinema com Zoetrópio e Praxinoscópio (demonstração de imagens em movimento / conceitos); Cortina um Café com David Lynch (cenas do filme “Cidade dos Sonhos”, projetadas numa cortina); Teatro de Sombras (quem fizer três sombras em um minuto, ganha um café ou pipoca).

Finalizando a noite, o grupo de dança Nazar Romy apresenta um pouco do universo da cultura cigana. Durante a performance, seis ciganas convidarão o público para participar desse momento festivo.

Tecnologias – Para a realização das experiências, serão utilizadas tecnologias audiovisuais como imagens captadas em 360° e 4k com dispositivos móveis, realidade virtual, vídeo mapping e a gamificação.

Segundo o professor pesquisador do LabCine, o cineasta e jornalista Eduardo Ricci, o cinema expandido pode transformar nossas memórias afetivas sobre a imagem da cidade. “Esta será uma grande oportunidade para os interessados em experimentar o que há de mais inovador na realização do cinema digital e suas narrativas imersivas e do invisível. Lá, o público poderá entender que o cinema pode transbordar pela tela e sala escura e ganhar novas formas e espaços.”

Ainda de acordo com Ricci, foi proposto como base dos estudos o filme Cidade dos Sonhos e o livro A Imagem da Cidade. “O filme trabalha com sonhos, com esta questão do universo, do lírico, do não linear. A narrativa é contada de forma não linear, sem a clássica sequência de começo, meio e fim. Já o livro mostra os cinco pontos principais de como guardamos em nosso imaginário sobre a imagem da cidade, como vias e pontos nodais, de referência. Ambos, filme e livro, falam sobre a cidade de Los Angeles, então faremos um paralelo entre os dois, através de experimentos de novos cinemas possíveis”, conclui.

Labcine Unisanta Transmídia – As atividades do Labcine Unisanta acontecem às quartas e quintas-feiras, no período da tarde, no Cineclube Lanterna Mágica. Os interessados em participar, aluno ou não alunos, devem entrar em contato com o professor pesquisador Eduardo Ricci pelo e-mail cinericci@yahoo.com.br ou comparecer no local nos dias de reuniões. Além dos encontros teóricos/práticos realizados no Lanterna Mágica, os pesquisadores realizam visitas técnicas, como ao Museu do Café, que aconteceu no último dia 11/10.

Próximas atividades – De 6 a 10/11, das 16h às 18h, será promovido o Ciclo de Cinema – Um Café com Lynch, quando serão exibidos cinco filmes de David Lynch e, ao final, será servido um café aos participantes. Já no dia 25/11, das 16h às 18h, será realizado a Cine Imersão “Café Soul Blues”, no Museu do Café. Os participantes do Labcine Unisanta farão uma colaboração na Sessão Cine Imersiva, realizada pela Produtora Ricci Filmes.