No período de 17 a 27/10, na área de exposição localizada no 2º piso do Shopping Parque Balneário,acontece a mostra de calendários com gravuras originais de artistas do Grupo Gravura Mariana Quito, orientado por Márcia Santtos, professora do Curso de Artes Visuais da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
A exposição tem cerca de 30 gravuras feitas pelo Grupo, formado por artistas de Santos que trabalham no ateliê de gravura da Secretaria de Cultura (Secult).
Os artistas estarão de plantão no local para esclarecer os visitantes sobre técnica e criação, divulgando assim a gravura original, arte desconhecida do grande publico.
“A arte é o que faz uma civilização ser conhecida no futuro, basta observarmos os inúmeros artefatos descobertos ainda hoje de antigas civilizações”, diz a professora mestre Márcia Santtos. Lembra a história da gravura em Santos, cidade, onde foi fundado, em 1951, um dos primeiros "clubes de gravura do Brasil", pelo santista Mario Gruber.
"Assim, mostrar a arte produzida pelo Grupo Gravura Mariana Quito é, sem dúvida, uma forma de divulgar a cultura de nossa região", acrescenta.
Os trabalhos estarão à venda no local e, segundo os artistas,são uma excelente opção de investimento, pois "durante o ano de 2009 utiliza-se o calendário apreciando-se obras de arte e, após o término do ano, retira-se a parte do calendário e temos um obra de arte original para ser apreciada ainda por muito tempo".
O ateliê de gravura Mariana Quito objetiva possibilitar a formação de artistas gravadores e a divulgação dessa técnica. Os integrantes do Grupo têm participado de várias mostras no País..