O livro organizado pelo artista plástico e dramaturgo Gilson de Melo Barros é uma ode de amor ao teatro percorrendo a marcante trajetória política e cultural de 50 anos do Grupo TEP- Teatro Experimental de Pesquisas da Unisanta – um dos mais antigos do Brasil. O lançamento será no dia 11 de novembro, das 18h30 às 22 h, no foyer do Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos, litoral de São Paulo.

Depoimentos, textos e pesquisa iconográfica contam a história desse grupo revelando não só o lado do teatro, mas os acontecimentos na vida das pessoas que, ao longo desses 50 anos, passaram pelo grupo. “Bastidores” é um depositário precioso de referências do mundo teatral, da vida da Cidade, de espetáculos combativos, de peças censuradas, do tempo passado, de uma militância ferrenha e dos acontecimentos como casamentos, nascimentos e despedidas entre os membros do grupo.

O ator, diretor e professor Gilson de Melo Barros levou 10 anos para organizar o livro e dar voz ao TEP e ao panorama social e político dessas décadas, bem representadas nas montagens: “Tento, através dos relatos que se seguem, reconstruir o imaterial desta sua história, a proximidade das distâncias de pessoas que o frequentaram – através dos seus altares – e foram se perfilando, em círculos de convivência, a uma Mandala que ainda hoje teimo, vigorosamente, em frequentar”.

Gilson assumiu a direção e coordenação do grupo no final da década de 80 e até os dias atuais. Por tudo isso, sabe bem o que esse trabalho representa: “Pensei que eu tinha um patrimônio interno desses anos e que eu deveria tornar público. É uma história de resistência cultural de um grupo de passagem, mas com um trabalho permanente. Nunca paramos durante todo esse tempo”, relembra Gilson. Parte dessa história também estará nos vídeos de peças e do curta-metragem “Cinquenta”, que serão exibidos na noite de lançamento.

Alguns momentos do grupo são históricos quando contemplam temas como Ditadura Militar, período em que o grupo foi criado e norteou seu perfil combativo, o surgimento da Aids e a morte de Henfil, a criação do GAPA da Baixada Santista, o desenvolvimento das mídias eletrônicas e o grande salto para as comunicações. Um agradecimento especial está registrado para a Universidade Santa Cecília, que abriu um espaço para o grupo, que continua ensaiando lá até hoje. Sobre o livro, Lúcia Teixeira e Sílvia Teixeira Penteado destacam no prólogo: “Acreditamos que a Arte não surge apenas do talento daqueles que militam seus vários campos. Vai mais além: Existem dois componentes aparentemente contraditórios que são primordiais para qualquer artista: a obstinação e o sonho”.

Gilson comenta que o livro traz episódios dos 50 anos, mas sempre do ponto de vista dele: “São depoimentos e relatos, mas é também o meu encontro com o teatro desde a época das encenações no Colégio Canadá”. Têm forte presença na obra os fundadores do grupo, André Luiz Galesso Machado, ator de diretor teatral, e Nanci Alonso, criadora do Gapa/BS, Marco Antonio Rodrigues, diretor teatral e ex-secretário de cultura da Cidade, a artista plástica Beatriz Rota-Rossi, Miguel Hernandez (diretor teatral – “Anjos Pornográficos”) e o ator Zemanuel Piñero, entre outros.

Beatriz Rota-Rossi destaca parte desse incrível trabalho no prefácio da obra: “Lá pelos finais dos anos 80, com a montagem de ‘Henfil, a Relativa Revista’, Gilson toma a responsabilidade de dirigir o TEP. De lá para cá fizemos várias parcerias juntos, lado a lado. Em muitos casos, minha contribuição foi mais teórica do que prática, como em Florkactus (Frida Kahlo), em 1996, o Auto da Barca dos Brasís, em 2000, Vila Belmiro, em 2002. Em outros casos, como no Projeto Aurora, de 1997, Dona Maria, de 2009, e Senhorita Wanda, em 2010, contribuí com os textos”.

Sobre o TEP

O TEP foi criado em 1969, em plena ditadura militar, com jovens aspirantes ao teatro, vindos do movimento estudantil que se estabelecia então (Colégio Canadá), ávidos por contestação e afirmação das liberdades individuais. Tudo isso se refletia em pontuais montagens teatrais, como A Revolução dos Bichos (George Orwell), A Casa de Bernarda Alba (Federico Garcia Lorca), As troianas (Eurípedes / Jean Paul Sartre) e O Grand Vizir (René de Obaldia), que lhe valeu os prêmios internacionais de melhor espetáculo e melhor atriz, para Nanci Alonso, no V Festival Cervantino de Teatro, Guanajuato, México, 1978.

O TEP sobreviveu à história passando por vários processos de criação em que se destacaram diversas montagens teatrais e atividades audiovisuais.

Viagens internacionais e prêmios em festivais nacionais também marcaram a trajetória, tornando o grupo uma das referências do fazer teatral da região da Baixada Santista.

Inúmeros artistas passaram pelo TEP, deixando contribuições para a sedimentação do seu histórico, em que ganham destaque figuras que já se foram como o agitador cultural Toninho Dantas, o premiado figurinista e maquiador Domingos Fuschini e Zéllus Machado, ator e animador cultural.

Sobre Gilson de Melo Barros

O interesse de Gilson pelo teatro começou muito cedo, nas brincadeiras da pequena escola rural de pré-alfabetização montada por Dona Marina Falcão (como era conhecida), em Lucélia, na Alta Paulista, onde nasceu. Com 13 anos veio para Santos com a família e adotou a Cidade.

Graduado em Educação Artística (Universidade Santa Cecília – 1979), com especialização em Arte Urbana – UNAM, Universidade Nacional Autônoma do México (1982), especialização em Arte Contemporânea (Universidade Santa Cecília – 2012), Gilson é professor universitário e fazedor assíduo de teatro nos últimos 50 anos.

É artista plástico (pintura de cavalete, pintura mural, escultura em areia e mídias imateriais) e no teatro atua como dramaturgo, cenógrafo, figurinista, diretor e, em mídias eletrônicas, atua também com roteirista e diretor. Tem participação em festivais, mostras e temporadas, e prêmios como diretor, autor, cenógrafo, figurinista e iluminador.

Bastidores

Pesquisa e Organização: Gilson de Melo Barros

Editora: Vox

Páginas: 416

Preço: R$ 50,00

Local de Lançamento: Teatro Municipal Brás Cubas – Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias, Santos – SP

Data: 11 de novembro, das 18h30 às 22 h

Livro pode ser também comprado via WhatsApp pelo número (13) 99172-3122

Informações para a imprensa com Ivani Cardoso pelo telefone (11) 99932-4765.