A partir do próximo dia 27 de fevereiro — e até 14 de março —, a Galeria de Arte da Universidade Santa Cecília sediará a exposição "A Poesia em Terra em Transe" e "Maurice & Miro, 40 Anos de Parceria em Arte", de autoria do artista gráfico Argemiro Antunes. A exposição tem o apoio do Cineclube Laterna Mágica.
Trata-se, na verdade, da celebração dos 40 anos de atividade de Argemiro Antunes. De acordo com a revista "Brasileiros", Miro Antunes é, provavelmente, o único artista gráfico no mundo que tem como tema exclusivo da sua obra o cinema.
O artista foi colaborador do Clube de Cinema de Santos e da Cinemateca de Santos, em parceria com o saudoso Maurice Legeard, durante 30 anos. A exposição colocará em foco os seus cartazes, ilustrações, caricaturas e quadrinhos.
Argemiro Antunes é também especialista na obra cinematográfica de Glauber Rocha, diretor brasileiro que dirigiu entre outras obras-primas "Barravento", "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Terra em Transe". Este último comemorou no ano passado 40 anos e é considerado a obra maior de Glauber. Portanto, a exposição celebrará também "Terra em Transe" e Glauber Rocha. O artista produziu cartazes destacando a poesia no filme.
O acervo Tempo Glauber, no Rio de Janeiro, reúne quase todo o material produzido por Miro Antunes em homenagem a Glauber Rocha. A sua obra foi a exposição principal do acervo por quatro anos seguidos.
Argemiro Antunes nasceu em Santos, tem 66 anos, e foi colaborador também do extinto O Pasquim.
Mais informações com Márcio Calafiori (calafa@uol.com.br) ou no telefone (13) 3225-6650, na parte da manhã. Ou então no Cineclube Lanterna Mágica. Telefone (13) 3202-7100.