Kaio Márcio de Almeida, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, iniciou muito bem sua participação no 2º. Missouri Grand Prix. Nadando para 1m59s64, ele registrou o quinto tempo e garantiu presença na final dos 200 metros nado borboleta, prova marcada para as 9 horas deste sábado (16), nos Estados Unidos, e 13 horas no Brasil.
Nos 200 metros nado borboleta, coube ao norte-americano Michael Phelps o domínio nas eliminatórias. Embora longe do seu recorde mundial de 1m52s09 e do recorde do GP obtido ano passado, 1m53s21, Phelps liderou a fase preliminar, com 1m55s26. Por seis centésimos o Brasil não fez dois finalistas na prova, Gustavo Calado foi o nono colocado, com 2m01s26.
Ainda na tarde deste domingo (17), Kaio Márcio de Almeida, com o quinto melhor tempo de entrada (51s99), encara as eliminatórias dos 100 metros nado borboleta, que tem final marcada para segunda-feira (18)
O também brasileiro César Cielo Filho, que disputa a competição pela equipe da Universidade americana de Auburn, entrou para a final deste sábado (16) com o segundo melhor tempo das eliminatórias nos 100m livre, 49s07. Thiago Pereira competiu ainda nos 200m costas neste primeiro dia e terminou as eliminatórias em 11º lugar, com 2m05s34.
O 2º Grand Prix Missouri de Natação, disputado na piscina do Mizzou Aquatic Center, conta com mais de 600 atletas inscritos, de 15 países e mais de 120 clubes americanos. A participação no Missouri Grand Prix faz parte do programa de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, coordenado e custeado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.
O Brasil tem na competição cinco dos seus nove atletas que já conquistaram índices para a China: Thiago Pereira, César Cielo, Kaio Márcio, Rodrigo Castro e Henrique Barbosa. Gustavo Calado e Henrique Rodrigues também são atletas brasileiros no evento que reúne mais de 20 atletas olímpicos americanos e outras estrelas das piscinas internacionais.