Confirmando a condição de sério candidato a uma medalha olímpica em Pequim, Kaio Márcio de Almeida, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, brilhou em sua primeira final em uma das mais importantes competições deste início de temporada, o 2º. Missouri Grand Prix. Nadando para 1m56s44, Kaio garantiu a prata nos 200 metros nado borboleta, superado apenas pelo maior nome da natação mundial da atualidade, Michael Phelps, ouro com 1m53s31.
Depois de obter o quinto melhor tempo nas eliminatórias, com 1m59s64, o nadador brasileiro buscou, inicialmente, baixar o seu tempo na final desta tarde de sábado (16). “O resultado foi uma conseqüência”, destacou o nadador, que ainda terá participação nos 100 metros nado borboleta, com eliminatórias na tarde deste domingo 17), e final na segunda-feira (18). César Cielo Filho, outro destaque da natação brasileira, foi ouro nos 100 metros nado livre, com 48s49, nova marca sul-americana, na competição norte-americana.
O 2º Grand Prix Missouri de Natação, disputado na piscina do Mizzou Aquatic Center, conta com mais de 600 atletas inscritos, de 15 países e mais de 120 clubes americanos. A participação no Missouri Grand Prix faz parte do programa de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, coordenado e custeado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.
O Brasil tem na competição cinco dos seus nove atletas que já conquistaram índices para a China: Thiago Pereira, César Cielo, Kaio Márcio, Rodrigo Castro e Henrique Barbosa. Gustavo Calado e Henrique Rodrigues também são atletas brasileiros no evento que reúne mais de 20 atletas olímpicos americanos e outras estrelas das piscinas internacionais.