Nesta segunda-feira (19/06), os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Santa Cecília visitaram a sede da Academia Santista de Letras na Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 277 – 8.º andar – sala 836 – Bloco M – Santos), como parte da 16.ª Semana Martins Fontes, onde os alunos puderam conhecer mais sobre a vida do patrono, ler alguns de seus poemas e entender sua importância.

A comemoração, que está incluída no calendário oficial de Santos desde 2007, visa difundir a cultura e a literatura, especialmente a vida e a obra excepcionais do médico, poeta e patrono da Academia, Dr. José Martins Fontes, contribuindo para a formação cultural das novas gerações.

A Academia, que completará 67 anos de fundação no aniversário do patrono, no dia 23 de junho, tem como uma de suas missões estabelecer pontes com a sociedade, principalmente com os jovens estudantes para difundir a vida e a obra de Martins Fones cujos exemplos são dignos de serem seguidos. “Só temos a agradecer a parceria com o Colégio Santa Cecília por proporcionar essa visita por mais um ano, se tornando uma tradição de trazê-los aqui para conhecer um pouco mais sobre José Martins Fontes”, ressalta o presidente.

Professora da turma, Andrea Relva dos Santos também conta como foram ricas as conversas do presidente Acadêmico Eustázio Alves Pereira e da vice-presidente Acadêmica Maria Zilda da Cruz, fazendo com que os alunos pudessem ver que pessoas de antigamente passaram pelas mesmas coisas que eles passaram.

“Essa experiência que tivemos foi muito boa, conseguimos conhecer bastante sobre essa grande pessoa e exemplo que é Martins Fontes, além de ouvir poemas muito lindos, que vou levar para minha vida”, contou o aluno Pedro Angelo Dantas Neiva.