Estudantes do 4º ano de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília – Unisanta apresentaram modelos de planadores no dia 19/06, às 19h, no Ginásio Poliesportivo da instituição. O objetivo da atividade é a aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos em cálculos de rotores de bomba e ventilação.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Prof. Dr. Carlos Alberto Amaral Moino, os alunos tiveram a tarefa de projetar e construir um planador, com mais ou menos dois metros de asa, utilizando os conceitos e utensílios estudados na disciplina Sistemas Fluidomecânicos. O docente explica como os critérios de avaliação dos projetos serão verificados:

“O estudo destinado às pás dos planadores é, na verdade, o mesmo da asa de um avião. Como o protótipo é de um planador, este será lançado a fim de permanecer o máximo de tempo possível acima do solo. Caso esse planejamento suceder, a ideia é de que o equipamento atravesse todo o local”.

Sobre a operação de uma tarefa profissional com o custo de produção acessível aos discentes, o doutor explica:

“Esse projeto tem o mesmo entendimento de cálculo comparado à produção de motores em geral, como bombas e ventiladores. Considerando apenas as teorias das aulas, não é possível exercer esse tipo de proposta porque, apesar dos alunos desempenharem miniprojetos no Laboratório InovFabLab, os materiais necessários à fabricação de motores são muito caros, exigindo uma série de etapas complexas para sua conclusão. Todavia, com o propósito de oferecer a oportunidade de atuação prática aos estudantes, a equipe docente decidiu que o tema seria um planador, entendendo o conceito de uma atividade profissional”, conclui.