Para fechar o semestre, alunos da primeira turma do curso de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, Memória e Preservação, da Universidade Santa Cecília, visitaram a cidade histórica de Iguape, localizada na região do Vale do Ribeira.

Na visita, os estudantes, acompanhados da Profa. Ms. Jaqueline Fernández Alves, que ministrou a disciplina Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico no 1º semestre, tiveram a oportunidade de conhecer de perto as características importantes, para que um sítio histórico — sendo este arquitetônico, histórico e/ou urbanístico — seja tombado como Patrimônio Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

O centro histórico da cidade de Iguape obteve o título do IPHAN no ano de 2009. O título é o reconhecimento do valor do conjunto urbano de Iguape, não só com o processo histórico da formação e ocupação do território brasileiro, mas também com o desenvolvimento do país, desde o início da colonização, passando pelo Ciclo do Ouro, no século XVI, a cultura do arroz, no século XIX, e a do chá, no século XX, diretamente vinculada com a imigração japonesa para a região.

O curso – A Especialização em Patrimônio Cultural, Memória e Preservação foi oferecida pela primeira vez na Unisanta, no 1º semestre desse ano. Devido à grande procura, uma nova turma inicia às aulas no mês de agosto.

Com inscrições abertas, o curso se propõe a habilitar profissionalmente graduados para atuar na área de patrimônio, na análise, planejamento, organização, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de atividades direcionadas aos bens culturais, materiais, imateriais e naturais, incluindo atividades educacionais, em centros de cultura, acervos, patrimônios arquitetônicos, centros de memória, museus, projetos sociais e outros.

O profissional a ser formado deverá ser capaz de atuar na identificação, difusão, preservação, educação e inventário do patrimônio cultural, na formação de uma consciência crítica e na organização de ações para preservação do patrimônio cultural, através da fundamentação de conceitos como memória, identidade, monumento, patrimônio, restauração, reabilitação, tombamento e educação patrimonial.

O curso é coordenado pela profa. Dra. Ana Kalassa El Banat e, nesse primeiro semestre, os alunos tiveram contato com as disciplinas Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico, com a Profa. Ms. Jaqueline Fernández Alves, Patrimônio Histórico e Cultural, com o Prof. Ms. Maurício Nunes Lobo e Patrimônio Histórico e Cultura Local: Baixada Santista, com o Prof. Esp. Nelson Santos Dias.