por Kelvyn Henrique

Beatriz Viana foi a única selecionada da Baixada Santista para participar das conferências em Nova York e Washington

A aluna Beatriz dos Santos Viana, do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), será uma das 75 jovens representantes do Brasil na 22ª edição Youth Assembly (Assembleia da Juventude), realizada pela Friendship Ambassadors Fundation (FAF). O evento ocorre na sede da ONU do dia 9 ao dia 13 de agosto, em Nova York.

A conferência reunirá 1,5 mil jovens de 112 países, que discutirão sobre desenvolvimento sustentável, além de palestras de work shops. O principal viés será sobre a agenda de 2030, como explica Beatriz. “Não é como uma simulação, é uma conferência com os moldes da ONU. Vamos trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), em prol da Agenda 2030. É uma conferência que vai agregar projetos, iniciativas e soluções sustentáveis para um mundo melhor”.

Os requisitos mais importantes para participar são: ser fluente em inglês, ser engajado em causas sociais e projetos sustentáveis, ter espírito de liderança e trabalho em equipe. Características que foram desenvolvidas e postas à prova durante os processos de redação e vídeo.

Uma oportunidade como esta é de grande importância para o currículo profissional, acadêmico e,  no caso de Beatriz,  também uma realização pessoal. “Sempre foi meu sonho trabalhar nas Nações Unidas, eu sempre fui ligada com trabalhos voluntários e iniciativas que ajudassem a outras pessoas”, revela a estudante.

Debater sobre causas sociais importantes é algo que a jovem já está habituada, como mostra a escolha do tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ela está analisando 31 filmes em que a mulher jornalista é personagem principal para verificar como são estereotipadas. “Estou trabalhando a questão do empoderamento feminino no jornalismo e uso o cinema para fazer o trabalho comparativo”.

O projeto tem rendido bons frutos para a estudante, que o vê crescendo cada vez mais. “Meu TCC é uma monografia e também vou apresentá-lo em outros seminários e eventos no Brasil. Estou bem animada, está se desenvolvendo uma pesquisa muito maior do que eu esperava e estou bem ansiosa para continuar este trabalho”, se entusiasma Beatriz.

O orientador de Beatriz, Robson Bastos, professor do curso de jornalismo da Unisanta, também destaca a dedicação e os resultados obtidos por ela com seu TCC. “É uma aluna muito empenhada que  sempre mostrou interesse em temas de engajamento feminino. Vai participar do Intercom com sua monografia, em setembro, em Joinville (SC) e no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric) também”, elogia o professor.

Agenda 2030

Um dos projetos da ONU é a “Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável”, criada em setembro de 2015 por líderes mundiais e que visa um plano para erradicar a fome, a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Para isso, foi criado um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com tarefas a serem cumpridas por todas as pessoas em todo o mundo até 2030.

Um dos ODS fala sobre a igualdade de gênero, tema que Beatriz aborda tanto em seu TCC, quanto no desdobramento de seu trabalho na conferência. “O desdobramento para o trabalho de pesquisa na ONU vai ser voltado para as questões de estereótipos emitidos no cinema, na música e nas áreas em que estou me especializando”, explica.

Roteiro – A viagem dura dez  dias, com uma série de conferências em Nova York, (NY), além de um seminário em Washington. Em NY, jovens líderes se encontram para debater questões de sustentabilidade e desenvolvimento e propor soluções. “ Há questões sobre a vida nos oceanos, fome mundial, pobreza. Apesar do meu ser voltado à igualdade de gênero, vou participar também dos eventos sobre outros temas,  ampliar meus conhecimentos, que é justamente o principal enfoque do projeto! ”, conta Beatriz.

Destino dos trabalhos realizados

Após os debates dos projetos e os encontros com os líderes oficiais das Nações Unidas, espera-se obter soluções para as questões levantadas, como explica Beatriz. “O objetivo principal é trazer as soluções e bagagem dessa assembleia e aplicar na nossa comunidade, não só na região, mas no país”, esclarece a estudante.

Seguindo rumo à realização de um sonho, Beatriz usa da educação e conhecimento como o caminho que leva em direção às mudanças que o mundo tanto precisa e ansiamos conseguir.