O secretário de Cultura de Santos, Fábio Alexandre Nunes – Fabião, a presidente da Academia, Maria Araújo Barros de Sá e Silva e a presidente da Unisanta, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira prestigiaram o evento.

Evento brinda os 59 anos da Academia e os 131 anos de nascimento do poeta Martins Fontes

A Academia Santista de Letras promove a partir desta quinta-feira (17),  até 23 de junho, a 9ª Semana Martins Fontes. O evento,  em homenagem ao seu patrono,  iniciou as comemorações com um café da manhã especial na Academia, que tem sede na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Na oportunidade, estiveram presentes a presidente da Unisanta, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira, o secretário de Cultura de Santos, Fábio Alexandre Nunes – Fabião, e a presidente da Academia, Maria Araújo Barros de Sá e Silva, entre outras autoridades.

A Semana presta homenagem ao poeta e médico santista José Martins Fontes (1884-1937), considerado um dos grandes escritores da língua portuguesa. Incluída no calendário oficial da cidade pela lei 2.445, de 8 de janeiro de 2007, com Semana tem apoio da prefeitura, por meio da Secult (Secretaria de Cultura).

Programação – Dia 18/6, às 9h30 será realizada a Caminhada com Martins Fontes pelo Centro Histórico de Santos. O ponto de encontro será o Outeiro de Santa Catarina, marco inicial do povoamento da cidade.

No dia 19/6, às 20 horas, os Poetas Vivos de Santos apresentam a performance Cantares de Fontes, na Biblioteca Mario Faria, no Jardim da Praia. A tradicional Romaria dos Cravos vermelhos acontece no dia 20/6, às 10 horas, no Cemitério do Paquetá.

Uma Tertúlia Matinal junto ao busto de Martins Fontes  será realizada no dia 21/6, às 10 horas, na Praia do José Menino (em frente ao nº 70 da Av. Presidente Wilson, em Santos).

No dia 22 não haverá evento. A programação será encerrada no dia  23/6, às 19h30, na Chancelaria da Unisanta, Rua Soares de Camargo nº18. Haverá música com o conjunto TR e Sintonia e poesias declamadas pelos acadêmicos e simpatizantes de Martins Fontes.