O jornal A Tribuna de segunda-feira (18/3) dedicou 1/4 de página com fotos para divulgar o curso de cinema expandido da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e os 14 anos do Cineclube Lanterna Mágica, a serem comemorados no dia 25/3.

O cinema expandido – apresentação de performances cênicas, dança, música e recursos tecnológicos durante o filme “busca extrapolar os limites de interação do público com a arte apresentada”, explica Eduardo Ricci, fundador do Cineclube. Segundo Ricci, é importante criar uma identificação com cada um durante a exibição do filme. “O espectador merece ser protagonista do momento, e não mais um observador”, afirma.

O curso de extensão universitária Cinema Expandido – Design do Audiovisual Interativo teve origem com a experiência de organizar o Cineme-se, bienal que ocorre em Santos com exibição de curta-metragens, “nas quais o protagonista é o próprio cinema”. Segundo Ricci, a bienal foi o primeiro evento na região que exibiu uma apresentação de live cinema, com o filme Ressaca, de Bruno Vianna, em 2009.

Atualmente a Unisanta está promovendo o primeiro curso de extensão sobre Cinema Expandido na Baixada Santista.  O curso está com as inscrições abertas e será ministrado aos sábados. Para mais informações, entre em contato com Ricci por e-mail ricci@unisanta.br ou pelo telefone (13) 3202-7104.