07, 08 e 09 de dezembro de 2022. Tema: “O instante que tempera a cena cinematográfica”

Sorria, você está dentro de um filme! Esta é a brincadeira reflexiva que convida o espectador a mergulhar no cinema que tempera e habita a cidade de Santos. Com uma caminhada noturna ao ar livre, tendo a Lua cheia como testemunha, o participante poderá degustar dessa forma a programação da 14ª edição do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, a ser realizada em dezembro, nos dias 7 e 8, na orla da praia e Cinelândia Santista, e no dia 9 será no Centro Histórico de Santos, sempre às 19h30, com inscrição gratuita pelo e-mail cinericci@yahoo.com.br ou pelo whatsapp 13 98230-4599. Um convite para o espectador descobrir o que dá sabor aos seus filmes prediletos.

O Festival traz como tema central, nesta edição, o instante que tempera uma cena de cinema. Durante o caminhar, o espectador vai degustar junto da cidade o que dá sabor aos filmes e consequentemente também às nossas memórias afetivas. O Festival não exibirá, pela primeira vez, nenhum filme em telas de sala de cinema, mas o espectador construirá seu próprio filme, usando sua memória como ilha de edição. Para oferecer esta experiência imersiva urbana noturna, serão realizados três CineTours Afetivos à noite, com dinâmicas culturais e apresentações durante o caminhar, com o cineasta e jornalista Eduardo Ricci, falas com o jornalista e turismólogo Diego Brígido e com a guia de turismo Agusta França de Oliveira.

O Cineme-se é realizado pela Ricci Filmes – Produtora da Experiência do Cinema, com inciativa e curadoria do jornalista e cineasta Eduardo Ricci. Correalização do Cineclube Lanterna Mágica, LabCine da Unisanta e parceria expandida nesta edição com a Revista 9. Apoio Cultural da Afro Turismo, Universidade Santa Cecília, Locadora Vídeo Paradiso e Cine Roxy.

>> O FESTIVAL

Criado em 2004, em Santos/SP, o Cineme-se tem como objetivo estimular e expandir a experiência cinematográfica do espectador e de realizadores da imagem em movimento. Busca a integração entre o audiovisual imersivo, a gastronomia e a cidade criativa. Trabalha a partir de um conceito colaborativo, construído por meio de visões coletivas de todos os níveis, do roteirista ao espectador. Cria um espaço de construção de sentidos, de investigação e de novas realidades nas múltiplas possibilidades de se fazer, pensar, sentir e ver cinema.

>> CINETOUR AFETIVO

A cidade de Santos tem um grande histórico de realizadores, amantes de cinema e de ser cenário para muitos filmes e produções audiovisuais, isso tudo devido ao seu legado artístico, arquitetônico e sociopolítico na história brasileira. Para unir o afeto urbano com a experiência do cinema, Eduardo Ricci realiza uma pesquisa para criar o Mapa Cine Afetivo de Santos. A partir das informações coletadas para o Mapa, surgiu a proposta do CineTour Afetivo, que já é realizado desde 2018.

O CineTour Afetivo especial Cineme-se 2022, na Cinelândia Santista (07 e 08, às 19h30), e no Centro Histórico de Santos (09/12, às 19h30), acontece pela primeira vez à noite. O formato é de ocupação cultural urbana, onde, por meio de dinâmicas fotográficas com cine imersão (inspirações no cinema de grandes mestres que usam a cidade, a lua e a noite como personagens), o participante é levado a degustar a cidade, com sabores surpresas, texturas, paisagem sonora e, assim, criar suas histórias e fotografar o ambiente urbano de outras formas afetivas. Ao caminhar pela cidade por 2 horas, cada indivíduo será convidado a mergulhar na história e nos afetos da cidade à noite, usando sua observação e registros fotográficos com base na inter-relação entre a vida urbana, as sensações, memórias e como ele afeta e é afetado pelo ambiente urbano, expandindo dessa forma a percepção das cidades que habitamos e também as cidades que nos habitam.

 

O CineTour Afetivo é realizado desde 2018, em Santos e São Paulo.

>> PROGRAMAÇÃO >>

>> QUARTA E QUINTA >>> 07 e 08/12

NOITE

CINETOUR AFETIVO – MUITO ALÉM DO LUAR > A cidade que tempera seus olhos…
Orla e Gonzaga Cinelândia Santista –  19h às 21h30

– RECEPÇÃO
– BOAS-VINDAS
– MEDITAÇÃO CINE IMERSIVA

>> PERCURSO DO CINETOUR AFETIVO NOTURNO – MUITO ALÉM DO LUAR

> Ponto de partida: Pérgula do Boqueirão
. Vivências em pontos cine afetivos da Orla de Santos
. Salas antigas de cinema na Orla
. Sutilezas do Jardim da Orla a noite
. Prédios tortos
. Concha Acústica
> Parada Cine Imersiva: Posto 4 Cine Arte (autonarrativa)
. Caminhada imersiva à beira-mar com a cidade como tela
. Dicas para fotografar a Lua
. Praça das Bandeiras
. Praça da Independência (100 anos)
. Cinelândia Santista
> Ponto de Chegada: Antigo Cine Praia Palace
. Cine Degusta (local com lanches e bebidas)

– Impressões
> Dialogo com o público e suas impressões ou perguntas

– Volte Sempre
. Encerramento com foto oficial do grupo

>> SEXTA >>> 09/12

NOITE

CINETOUR AFETIVO – CENTRO HISTÓRICO À NOITE > Sabores entre luzes e sombras Centro Histórico de Santos  – 19h às 21h

– RECEPÇÃO
– BOAS-VINDAS
– MEDITAÇÃO CINE IMERSIVA

>> PERCURSO DO CINETOUR AFETIVO – CENTRO HISTÓRICO A NOITE

PONTO DE PARTIDA: Praça Mauá
> Rua General Câmara
> Rua Augusto Severo
> Mural de Paulo Werneck
> Rua XV de Novembro
> Parada Cine Imersiva: Museu do Café (autonarrativa)
> Boulevard Rua XV de Novembro
> Rua do Comércio
PONTO DE CHEGADA: Estação do Valongo / Museu Pelé

– IMPRESSÕES
> Dialogo com o público e suas impressões ou perguntas

– VOLTE SEMPRE
. Encerramento