Um grupo de alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) obteve o 2.º lugar no Desafio de Inovação ESG – Porto de Santos, com ótimo desempenho. O evento, realizado em junho, foi um hackathon voltado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras no âmbito ESG (ambiental, responsabilidade social e governança corporativa).
Os estudantes Welton José e Arthur Oliveira, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, juntamente com Kaiky Farias, de Sistemas da Informação, formaram a equipe que desenvolveu uma plataforma destinada à disponibilidade de vagas inclusivas e capacitação. A competição também contou com outros dois temas: soluções relacionadas a efluentes, resíduos, circularidade e crise climática, e a detecção e combate ao assédio no Porto de Santos.
O evento, uma iniciativa conjunta da Autoridade Portuária de Santos (APS) com os signatários do Manifesto ESG Porto de Santos, contou com a cooperação técnica da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Sebrae e Fundação Cenep. O objetivo principal foi desenvolver soluções inovadoras para desafios reais enfrentados pelo Porto de Santos, abordando temas cruciais dentro do espectro ESG.
Apesar de ter ficado em segundo lugar, a proposta dos alunos da Unisanta chamou a atenção dos organizadores, resultando em um convite para que o projeto do grupo seja incubado durante um ano. Essa incubação permitirá o desenvolvimento e a aplicação da ideia, potencializando o impacto positivo na comunidade portuária.
A incubação é um processo essencial para startups e projetos inovadores, oferecendo recursos, infraestrutura, mentoria, e suporte técnico para transformar ideias em negócios viáveis. Projetos incubados têm acesso a instalações modernas, capacitação constante, networking, visibilidade e oportunidades de financiamento. Esse ambiente estruturado facilita o desenvolvimento, teste e comercialização de produtos ou serviços, aumentando as chances de sucesso e sustentabilidade.
Entenda o ESG Challenge
O ESG Challenge ofereceu dois dias de imersão no espaço do Parque Tecnológico de Santos, proporcionando um ambiente rico em palestras, painéis com especialistas, podcasts, debates e troca de conhecimentos. O Desafio de Inovação ESG Porto de Santos visava ao desenvolvimento de soluções tecnológicas por meio da colaboração entre profissionais experientes de diversas áreas e universitários com ideias inovadoras.
As soluções apresentadas foram avaliadas com base em seis critérios: Originalidade, Aplicabilidade, Escalabilidade, Grau de Inovação/Criatividade, Pitch de Negócio e Diversidade.