Sèverine Vanina Grosjean tem um projeto que pesquisa sobre Cidades Criativas, instituído pela Unesco, e quer conhecer o curso de Produção Multimídia da Unisanta.
Nesta terça-feira (19/9), a partir das 14h30, a jornalista cultural francesa Sèverine Vanina Grosjean conhecerá o curso de graduação de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Ela será recebida pela coordenadora do Curso, a designer Marcia Okida, na sala M323.
O projeto Projeto Nomad Creative Cities considera a cultura o motor das políticas de desenvolvimento urbano. Foram escolhidas cidades criativas da Rede Unesco para o Projeto, todas “com universos díspares, mas temperamento comum, cidades que tiveram que se reinventar e remodelar sua identidade”. Santos é considerada Cidade Criativa pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura).
O princípio do Projeto é de que a cultura estimula e desenvolve uma reflexão em torno de nosso passado e nosso presente. Esses projetos são considerados a força unificadora que a rede gera, “pois todos os atores colaboram e se encontram: prefeitos, desenvolvedores, especialistas”. O projeto se propõe a demonstrar o desejo comum de desenvolver uma linha criativa comum para deixar os traços artísticos de uma era. O patrimônio cultural de amanhã permite às cidades reinventar seu patrimônio”.
Países e temas
O projeto abrange 13 países e 20 cidades: Colombia (Medellin, Bogota), Brasil (Salvador, Santos, Curitiba), Uruguai (Montevideu), Argentina (Buenos Aires), Irlanda (Dublin, Galway), Bulgaria (Sofia) Estônia (Tartu), Itália (Roma, Bolonha, Turin), Lituânia ( Kaunas), Macedônia ( Bitola) Senegal (Dakar), Israel (Telaviv) e Indonésia (Bandung, Pekalongan).
Os temas avaliados são : Artesanato, Design, Cinema, Literatura, Música e Artemídia.
A divulgação é feita em reuniões, encontros e intercâmbio interagindo com diferentes atores ao redor do mundo, com a realização de reportagens em vídeo e foto, bem como artigos.
Em Santos, o período da visita de Grosjean é 18 a 22 de setembro.
Currículo
Cidadã do mundo, nascida em Paris e com o coração na América Central. Séverine Grosjean é jornalista cultural. Com os anos, transformou as viagens na razão de sua vida. Depois de se graduar em Geografia, Ciências Políticas, Sociologia e Comunicação no Instituto de Estudos Superiores da América Latina de Paris, realizou intercâmbios universitários no Instituto Iberoamericano da Espanha e em Comunicação, além de Práticas Contemporâneas Artísticas na Universidade de Lisboa, em Portugal.
Depois de uma estadia na Islândia, onde atuou como voluntária em um programa internacional de fotografia e vídeo, viajou ao Equador, onde trabalhou como assistente de Pablo Corral Vega, fotojornalista da National Geographic. Em seguida, foi para o Peru, onde conheceu Andrés Longhi e participou do Projeto Ojos propios.