por Elizabeth Faria e Elaine Saboya

A Universidade Santa Cecília foi considerada a melhor em ensino, pesquisa e a única da Cidade destacada no item inovação. Também está em primeiro em mercado e internacionalização.

O ranking Universitário Folha de São Paulo, divulgado nesta segunda-feira (18/09), confirmou mais uma vez a qualidade da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que se mantém a primeira na Baixada Santista e uma das melhores do País. A classificação é feita a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Entre 195 universidades avaliadas, a Unisanta está em primeiro lugar no ranking geral da Região, com 21 posições acima da segunda colocada e 45 posições à frente da terceira, considerando instituições regionais, sem outras sedes na Capital, interior e/ou em outros estados brasileiros.

No item Ensino, a Universidade Santa Cecília também está em primeiro na Região, com 17 pontos acima da segunda colocada, e registrou 79 pontos a mais do que a terceira. Aspectos ligados ao corpo docente da Instituição, como dedicação em carga horária e titulação (Censo 2015), foram analisados no quesito Ensino. Também foi considerada a opinião de docentes sobre as instituições em pesquisa do Datafolha e a nota média dos alunos do Enade.

Em matéria de Pesquisa, a Unisanta ficou em primeiro, com 6 posições acima da segunda colocada e 21 posições acima da terceira. Para compor a nota foram avaliados: o número de trabalhos acadêmicos publicados (artigos científicos em revistas internacionais e nacionais e teses), impacto desses trabalhos (medido pela quantidade de citações em outros estudos) e montante arrecadado para a pesquisa.

Das três universidades de Santos avaliadas, a Unisanta foi a única mencionada no quesito Inovação, por ter encaminhado registro de patentes ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), de 2006 a 2015).

A Universidade Santa Cecília também está em primeiro nos itens Mercado, que considera a opinião de 5.793 profissionais de RH consultados pelo Datafolha sobre preferências de contratação; e Internacionalização, que analisa a quantidade de trabalhos em colaboração internacional (2013 e 2014) e impacto global dos estudos da universidade (2015), em dados coletados na Web of Science.

Critérios para avaliação
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do Ranking são coletados por uma equipe da Folha nas bases do Censo da Educação Superior Inep-MEC (2015), Enade (2013, 2014 e 2015), SciELO (2013 e 2014), Web of Science (2013, 2014 e 2015), Inpi (2006-2015), Capes, CNPq e fundações estaduais de fomento à ciência (2015) e em duas pesquisas nacionais do Datafolha.