Fefesp e Medicina Santos ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente, tanto no masculino como no feminino
Quando uma equipe pontua em 25 das 26 modalidades desta XXXIII edição dos Jogos da Unisanta, sendo 12 no masculino e 13 no feminino, e termina como campeã geral tanto no masculino como no feminino, não há outra palavra que possa definir o desempenho dela que não seja ‘soberana’.
Em 2016, a Engenharia Unisanta voou. No feminino, terminou com incríveis 92 pontos – 12 à frente da Fefesp, segunda colocada. O desempenho das futuras engenheiras foi tão impressionante que elas conseguiram pelo menos três pontos em todas as modalidades, tendo vencido, inclusive, seis das 13 disputadas. Quase metade dos esportes tiveram ao menos uma futura engenheira da Unisanta no topo do pódio.
A força das campeãs fica evidente quando comparamos a diferença delas para a terceira colocada, Medicina Unilus: 45 pontos. Quase o dobro, já que as futuras médicas da Lusíada conquistaram o bronze na classificação geral com 47 pontos. Um desempenho espetacular e que certamente está marcado na história da competição.
Com o heroico título do Futsal, as meninas da Fisioterapia Unisanta conseguiram passar a 5ª colocada, Direito Unisanta, e terminaram com 38 pontos. As futuras advogadas fecharam esta edição dos Jogos com 32 pontos.
Já no masculino a Engenharia Unisanta também foi muito forte, mas teve uma concorrente à altura: a Fefesp, que até o último minuto lutou pelo título geral. Até a penúltima partida desta edição dos Jogos, não havia como saber quem terminaria com o título, até o tradicionalíssimo time do Basquete da Engenharia Unisanta confirmar o favoritismo e vencer a modalidade pela nona vez seguida. Ainda que a Fefesp vencesse a final do Futsal, já não conseguiria mais ultrapassar os futuros engenheiros.
Com a vitória no Basquete, a Engenharia Unisanta fechou com 86 pontos. Pontuou em 12 das 13 modalidades disputadas – apenas no Futebol Society deixou a desejar. A Fefesp, vice-campeã e vice no Futsal (perdeu para a Educação Física Praia Grande de Paulinho e Cia.), ficou com 84, na segunda colocação. Fechou o pódio a equipe da Medicina Unilus, lá atrás, com 51 pontos.
Na quarta colocação ficou a Fefis Unimes, com dez a menos que os futuros médicos da Lusíada. E, fechando o TOP 5 do masculino de 2016, ficou a FaAC Unisanta, com 26 pontos.
Embora não tenham vencido uma modalidade sequer, os futuros comunicadores, após belo trabalho do Diretório Acadêmico desde o ano passado, conseguiram ser uma das quatro equipes a participarem de todas as modalidades (tanto no masculino como no feminino). Esse fator facilitou a conquista de pontos. As outras três foram as três primeiras colocadas: Engenharia Unisanta, Fefesp e Medicina Santos.
Confirma os melhores momentos da noite do último dia de competição: