Gabrielle Roncattopor E5+ Comunicação & Marketing

Gabrielle Roncatto está nas finais dos 200m livre e 200m medley. Nos 200m livre, ela pode carimbar uma vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Depois de conquistar o bronze nos 400m medley, a nadadora Gabrielle Roncatto voltou a cair na piscina neste domingo (17), terceiro dia de competição do Troféu Maria Lenk de Natação. A atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta) conseguiu o terceiro melhor tempo dos 200m livre, prova em que briga por uma vaga na equipe de revezamento dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As finais acontecem a partir das 17h30 no Estádio de Esportes Aquáticos do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Para garantir a vaga olímpica, Gabrielle precisa permanecer entre as quatro nadadoras com os melhores tempos. Hoje, ela tem justamente o quarto melhor tempo, atrás de Manuela Lyrio (Pinheiros-SP), Larissa Martins Oliveira (Pinheiros-SP) e Jessica de Bruin (Sesi-SP). Rafaela Raurich (Curitibano) e Maria Paula Heitmann (Fiat/Minas) também brigam pela vaga.

“Esse ano tem sido muito especial. Voltei, após cinco anos em São Paulo, para a equipe da Unisanta. Com isso, tenho treinado bem o que me possibilitou chegar aqui na competição capaz de brigar por essa vaga tão sonhada para as Olimpíadas”, comentou a nadadora de 17 anos, que caso consiga a vaga, pode ser a mais jovem da delegação brasileira.

Além dos 200m livre, Gabrielle também nadou a classificatória dos 200m medley e vai à final com o quinto melhor tempo, ao lado de Fernanda Carobino, que foi a sétima melhor. Entre os homens, Rafael Luiz Souza ficou com o 15º tempo dos 200m borboleta e disputa a final B.

Após dois dias de competições, a Unisanta ocupa a 5ª colocação no Troféu Maria Lenk de Natação, com 171 pontos. Além do bronze de Gabrielle, a equipe chefiada por Márcio Latuf também faturou uma prata com a argentina Julia Sebastian nos 100m costas.

Por ser um evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, o Troféu Maria Lenk 2016 conta com a presença de 55 atletas estrangeiros, além dos 356 atletas brasileiros distribuídos em 58 clubes. Na final A nadam os oito nadadores com o melhor tempo na classificatória, incluindo estrangeiros. Já a final B conta apenas com brasileiros. As disputas ocorrem até a próxima quarta-feira (20). As finais começam a partir das 17h30 e tem transmissão do canal por assinatura Sportv.

Atletas classificados para as finais, a partir das 17h30
Final A
200m livre – Gabrielle Roncatto
200m medley – Gabrielle Roncatto e Fernanda Carobino

Final B
200m borboleta – Rafael Luiz Souza