Na próxima quinta-feira (3/12), às 10 horas, o 17° Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) realiza a Prova Natatória Sargento Wagner Lemella, que é apoiada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). O evento simboliza o início da “Operação Praia Segura”, que tem por objetivo proporcionar a segurança dos turistas que visitam as praias do litoral de todo o litoral do Estado de São Paulo.

“A prova simboliza o encerramento do treinamento de preparação física e técnica para a Operação Praia Segura, nos meses de verão. É uma demonstração do trabalho realizado durante um ano de treinamentos. O apoio da Unisanta é fundamental. A Universidade nos auxilia na premiação dos diversos atletas que prestigiam a nossa prova. A parceria também ajuda bastante na divulgação de nossas campanhas educativas e da operação como um todo”, afirmou o Ten. Cel. PM Carlos Eduardo Sincelato, comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimos.

O pró-reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, destacou a importância da parceria entre a Unisanta e o Corpo de Bombeiros em convênios na área educacional e na realização de eventos. “A Universidade já tem uma parceria muito grande e ligação muito forte com o Corpo de Bombeiros. A Maratona Aquática realizada pela Unisanta na Baía de Santos, e que abre o calendário da FINA, tem o apoio incondicional do Corpo de Bombeiros, e se tornou referência a nível mundial, na preparação de competições internacionais, visando a segurança dos atletas. Muitos países vieram a Santos para atender a estrutura proporcionada pela Universidade com o apoio dos Bombeiros”, explica o pró-reitor.

O comandante e o pró-reitor da Unisanta participaram de uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (1º), na Universidade. Participaram do encontro a presidente da Unisanta, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira; o diretor de Marketing, Prof. Me. Marcus Teixeira Penteado, o assessor da Pró-reitor Administrativa, Marcelo Teixeira Filho, o coordenador do Departamento de Esportes da Universidade, Prof. Milton José Ribeiro (Mono) e militares do Corpo de Bombeiros.

A prova – O evento é realizado desde o final da década de 70 e homenageia os heróis que perderam a vida em cumprimento do dever, como o sargento Wagner Lemella (in memorian). Cerca de 300 nadadores participarão da disputa em seis categorias individuais e duas coletivas. A categoria militar, cuja pontuação total apontará a equipe campeã, é dividida em três categorias individuais: militar praticante (menos de 40 anos), militar máster (mais de 40 anos) e militar feminino (absoluto- sem limite de idade).

Na categoria civil, cuja pontuação total apontará a equipe civil campeã, existem duas categorias individuais: civil masculino (absoluto – qualquer idade) e civil feminino (absoluto – qualquer idade). E por fim, a categoria especial, para nadadores portadores de necessidades especiais.

Entre os objetivos estão: fomentar a preservação do bom condicionamento físico dos integrantes do Corpo de Bombeiros, fundamental para o bom desempenho de sua atividade operacional; estreitar os laços de cooperação e amizade entre o Corpo de Bombeiros e a Comunidade da Baixada Santista e marcar o início da Operação Praia Segura 2015/2016, período de convergência de todos os esforços do GBMar na busca da excelência nos serviços prestados de proteção a banhistas no Litoral Paulista.

IMG_3321 IMG_3328 IMG_3333